Intel pode vir a fabricar chips ARM para a NVIDIA

- Publicidade -

Intel de braço dado com a NVIDIA na procura por novas áreas de negócio.

A informação não é propriamente nova, uma vez que, no passado, alguns rumores já davam conta desta situação, mas há novas informações que dão força ao que foi dito anteriormente. Alegadamente, a NVIDIA e a MediaTek estão a colaborar para desenvolver um processador móvel baseado na arquitetura ARM para Windows, aproveitando tanto a experiência da NVIDIA em processadores ARM, como a tecnologia móvel da MediaTek.

E se acreditarmos nas novas informações, este processador poderá ser produzido pela Intel Foundry, que tem um forte valor simbólico sabendo que os processadores baseados em ARM poderão desafiar rapidamente o domínio da arquitetura x86 nos PCs.

O acordo de exclusividade assinado entre a Qualcomm e Microsoft para processadores ARM no Windows (Snapdragon X Elite) vai expirar no próximo ano, fazendo com que várias possibilidades se abram para a NVIDIA. Espera-se que o processador da empresa possivelmente fabricado pela Intel inclua núcleos Cortex X5, arquitetura GPU Blackwell da NVIDIA e memória LPDDR6. Segundo parece, a Intel irá utilizar o processo de fabricação 18A para produção em série deste chip.

Intel não quer ficar para trás no mercado de PCs com IA

A empresa de Santa Clara também está a trabalhar no projeto/fabrico de um SoC ARM Neoverse de 64 núcleos, sem esquecer o acordo efetuado com a Microsoft para a produção de chips 18A para futuros PCs com Windows. O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, também sugeriu que a empresa que lidera poderia, em breve, entrar no mercado de PCs com IA. Basta dizer que este setor emergente está em pleno andamento e, pela primeira vez, a Intel pode não ter perdido este comboio…

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados