Intel disponibiliza atualização para resolver problemas dos processadores Raptor Lake

- Publicidade -

Atualização está disponível em Beta para utilizadores com motherboards Asus e MSI.

Depois de uma longa espera, relatos e discussões em toda a web, a Intel parece ter dado um primeiro passo prático para tentar resolver os problemas dos seus processadores Raptor Lake de 13ª e 14ª geração. A gigante de Santa Clara lançou um novo microcódigo que deverá evitar, ou pelo menos mitigar, casos relativos a instabilidade e falhas graves dos processadores em questão.

Na verdade, nas últimas horas, alguns parceiros da Intel, como ASUS e MSI, lançaram aquelas que são as primeiras atualizações de BIOS que incluem o microcódigo 0x129, mais um passo em frente na resolução do problema, altamente recomendado a todos os utilizadores que usam um processador Intel da série Raptor Lake de 13ª e 14ª geração.

Antes de resumir as novidades das últimas horas, na verdade constantemente atualizadas, para quem não acompanhou a “história” lembramos que, após os primeiros relatos de utilizadores que reclamaram de problemas esporádicos de instabilidade nos CPUs Raptor Lake, o fenómeno posteriormente explodiu em larga escala. A Intel respondeu com sugestões técnicas, seguidas por uma confirmação oficial sobre a natureza do problema, ligada a um bug de microcódigo e tensões excessivas de operação do chip.

A atualização do microcódigo deve fazer o seu trabalho, porém, em produtos que já apresentaram os problemas citados acima, o dano é aparentemente permanente e, por esse motivo, a Intel estendeu a garantia por mais dois anos, mas sobre isso falamos aqui.

Passando para a atualização do microcódigo, atualmente os primeiros parceiros a publicar a nova BIOS são a ASUS e a MSI, certamente seguidos de perto por outras empresas (por exemplo, ASRock e Gigabyte). Deve-se notar que as atualizações em questão ainda estão em fase Beta, geralmente evitadas por utilizadores “em massa”, mas neste caso altamente recomendado dado o problema, que é no mínimo grave. Segundo declarações da Intel, e dos seus parceiros, a atualização do microcódigo não deve causar perda de desempenho, mas deste ponto de vista é normal aguardar por testes concretos em campo.

ASUS e MSI lançam a primeira BIOS para resolver os problemas dos processadores Raptor Lake

Enquanto aguardamos por mais novidades e atualizações, pode consultar os sites da ASUS e da MSI para descarregar a nova Beta BIOS, destinada de momento a motherboards com chipset Z790. E pode parece repetição, mas deverá verificar muito bem o modelo exato da sua motherboard antes de iniciar com o flash à BIOS.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados