Infante Sagres: reabre o mais histórico hotel de luxo da cidade do Porto

Depois de cinco meses de um intensivo processo de restauração e renovação, o Hotel Infante Sagres, primeiro cinco estrelas do Porto, reencontra-se com a cidade, recuperando memórias de um passado que ganha agora um novo futuro. Com uma localização privilegiada, em plena Baixa portuense, o hotel reabriu, totalmente renovado, com 85 quartos, dos quais 10 são luxuosas suites, e ainda o cosmopolita Vogue Café.

- Publicidade -

O grupo The Fladgate Partnership, que detém o hotel desde 2016, descreve-o como uma “jóia” e percebe-se porquê. O seu interior é desenhado em detalhes preciosos, que carregam um legado de mais de seis décadas. Foi agora cuidadosamente lapidado para devolver o luxo e sofisticação que sempre lhe foram característicos. E, assim, tal como uma jóia, desafia a passagem do tempo e ambiciona a eternidade.

Fundado em 1951, o edifício testemunhou a história da cidade e acompanha agora a sua enérgica revitalização. O principal objetivo neste intenso processo foi recuperar a configuração original do hotel projetado pelo arquiteto Rogério de Azevedo, considerado um dos exemplares pioneiros do modernismo na cidade do Porto. A minuciosa tarefa foi confiada ao arquiteto portuense António Teixeira Lopes, discípulo do autor original, de quem foi aluno.

A obra de renovação reuniu várias equipas especializadas em restauro e conservação com a missão de recuperar a traça original do edifício, nomeadamente os tetos e as molduras detalhadas, os majestosos vitrais, os ostentosos lustres e candeeiros e o mobiliário histórico. Dezenas de profissionais trabalharam incessantemente ao longo dos últimos meses com os mais meticulosos instrumentos (esponjas, bisturis e escovas de dentes) para desvendar toda a sua autenticidade.

Os vitrais que iluminam a imponente escadaria que faz a ligação entre os pisos são uma das obras primas do hotel e por isso aquela que também mereceu especial cuidado e atenção. Os cerca de 500 painéis desenhados pela oficina Ricardo Leone foram retirados, limpos e recuperados ao longo de oito meses e a sua recolocação demorou mais três.

Hotel Infante Sagres - Lobby

Os luxuosos lustres da sala de pequenos-almoços e lobby do hotel foram desmontados, peça por peça, limpos e restaurados, ganhando um novo brilho. Entre o mobiliário estão peças que contam a história do hotel, mas também peças adquiridas pelo grupo em leilões de arte e antiquários, para recuperar o estatuto de “museu” que o hotel teve nos seus tempos áureos.

Sendo um hotel com memória, o Infante Sagres foi também alvo de uma profunda intervenção para garantir os mais elevados padrões de modernidade, conforto e luxo. Foram construídos 15 novos quartos, numa nova ala do hotel. Os agora 85 quartos, entre os quais 10 luxuosas suites, estão decorados individualmente com obras de arte originais e detalhes requintados, que completam a experiência. A suite Royal, tipologia premium do hotel e onde já ficaram hospedados vários artistas e até membros da realeza, é o expoente máximo do luxo e requinte que caracterizam o “novo velho” Infante Sagres.

Mas entre as principais novidades está o Vogue Café, que coloca a cidade do Porto no roteiro dos famosos espaços com a chancela da Condé Nast International. O conceito desenha-se na simbiose entre o modelo internacional, presente em cidades como Dubai, Moscovo e Kiev, e a envolvência com o hotel e a cidade. Aberto em horário contínuo, das 11h00 à 1h00, prolongando-se até às 2h00 às sextas e sábados, o Vogue Café Porto estende um convite para um café, cocktail ou refeição. O conceito gastronómico tem base internacional, mas homenageia os sabores e aromas da cidade, incluindo ingredientes locais e uma seleção de vinhos nacionais e cocktails com vinho do Porto.

Um espaço sofisticado e cosmopolita, cuja decoração, esboçada pelo designer de interiores portuense Paulo Lobo, é marcada pelos jogos de padrões em preto e branco e apontamentos de dourado e espelhos. Integrado no renovado Hotel Infante Sagres, o Vogue Café Porto tem uma entrada própria, pela Rua de Avis, nº 10. Com duas salas interiores, conta ainda com um terraço no pátio interior do hotel, que convida a desfrutar dos dias de sol que começam a irromper pela cidade.

No terraço interior do edifício emerge também um novo deck com piscina. No seu conjunto, o projeto significou um investimento de 8,5 milhões de euros.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Miniso abre terceira loja em Portugal, desta vez no Porto

A marca japonesa quer abrir um total de 20 lojas no nosso país.

Oktoberfest regressa ao Porto para uma grande festa da cerveja

A festa terá decoração e trajes a rigor, menu dedicado e jogos temáticos, assim como canecas de Märzen, a...

Câmara do Porto promove 24 miradouros da cidade em novo vídeo

São muitas panorâmicas para contemplar a cidade.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

O hambúrguer Long, do Burger King, virou vegetal

Ao todo, a marca conta agora com três opções vegetais.

Análise – Jabra Evolve2 30

Forma e função num par de auscultadores destinado a quem passa muito tempo a trabalhar em frente ao PC.