Porém, e como é um projeto de grande dimensão, foi necessário dividir o projeto por fases, pelo que esta primeira intervenção de valorização do espaço natural reporta-se à parte da horta biológica e do pomar.
Foi no passado dia 19 de junho que a Câmara Municipal de Valongo inaugurou o novo Parque de Lazer do Leça em Ermesinde, novo espaço verde que vai valorizar as margens do rio Leça.
“Estamos a disponibilizar à comunidade equipamentos de lazer de elevada qualidade e acessíveis para todos, onde as pessoas de todas as idades poderão usufruir da vida ao ar livre e dos seus comprovados benefícios para a saúde física e mental”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, aquando da inauguração.
Mas como este é um projeto de grande dimensão, o que obrigou ao respetivo faseamento, esta primeira intervenção de valorização do espaço natural reporta-se à parte da horta biológica e do pomar.
Pretendeu-se com esta obra criar um espaço dedicado à estadia e à prática de agricultura, bem como desenvolver espaços de recreio passivo com o desenvolvimento de uma horta intergeracional e inclusiva com plantas hortícolas, aromáticas e de flor e de um pomar com árvores frutícolas.
Além da conclusão desta primeira fase, foram também inaugurados recentemente outros dois espaços no concelho de Valongo: o Parque de Lazer da Lomba e a requalificação do Largo do Passal, ambos em Sobrado.
Pena o lixo que existe nas imediações, a recolha de lixo em Valongo, e especialmente em Ermesinde é deplorável. Para quando uma reforma verdadeiramente ecológica?