Idanha-a-Nova vai receber evento gastronómico com foco na sustentabilidade

- Publicidade -

Vai reunir os melhores chefs do país em cenários idílicos.

Idanha-a-Nova

Após o sucesso de Portimão, em agosto, o Arrebita Portugal regressa com o ARREBITA IDANHA BIO, com normas de segurança e higiene ainda mais exigentes. A iniciativa criada pela agência de comunicação Amuse Bouche ruma agora ao centro, com o foco na sustentabilidade e na biodiversidade e o intuito de estimular a economia rural do interior e o turismo nacional.

Em dois dias, 25 chefs portugueses de topo irão cozinhar com mestria os melhores produtos biológicos locais em duas das mais antigas aldeias do município de Idanha-a-Nova: Penha Garcia e Idanha-a-Velha. José Avillez (Belcanto), Alexandre Silva (LOCO e FOGO), Óscar Geadas (G) e José Júlio Vintém (Tombalobos) são os primeiros nomes confirmados daquele que é o primeiro evento 100% sustentável e biológico da gastronomia em Portugal.

Tendo como objetivo a revitalização da economia regional e nacional, o ARREBITA IDANHA BIO tem como prioridade absoluta a segurança de todos os envolvidos, bem como das populações locais. Por esse motivo, e em concordância com as normas da Direção Geral da Saúde (DGS), Proteção Civil, Bombeiros e GNR, os percursos são controlados e de sentido único, de forma a impedir a aglomeração de pessoas. A Amuse Bouche assegura ainda a realização do teste à COVID-19 a todos os chefs participantes e staff envolvido.

Num amplo “recinto” natural ao ar livre, o número de visitantes será permanentemente controlado e limitado por uma equipa de 30 colaboradores, cuja função é garantir que todos possam desfrutar do evento em segurança.

No dia 3 de outubro, o evento decorre em Penha Garcia. É nos moinhos de rodízios que alguns dos melhores chefs do país vão cozinhar pratos no fogo e inspirados nas tradições da região. Localizados nas margens do rio Pônsul, estes moinhos onde outrora se produziam farinhas de trigo e centeio estão inseridos na Rota dos Fósseis e no Parque Icnológico, uma zona classificada pela UNESCO, enquanto Geomonumento do Geopark Naturtejo, onde se encontram vestígios de trilobites com 480 milhões de anos.

A 4 de outubro é a vez de Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, receber os cozinheiros nas suas ruas e ruínas romanas. Um palco natural privilegiado onde os visitantes terão oportunidade de provar a mais inventiva e contemporânea cozinha de rua, em criações que valorizam os melhores e mais frescos produtos da região numa lógica sustentável.

Apesar do acesso gratuito, os pratos são pagos, com cada um a custar entre 5€ e 8€. O ARREBITA IDANHA BIO irá decorrer entre as 12h30 e as 19h no dia 3 de outubro e no período das 12h30 às 20h30 no dia 4 de outubro.

- Publicidade -

Relacionados