Helldivers 2 (Xbox Series X|S): Review – A democracia também veste verde

- Publicidade -
- Publicidade -

A chegada de Helldivers 2 à Xbox é tão histórica, como recheada de oportunidade, num lançamento que fica marcado também pela estreia de Halo no ecossistema da PlayStation. Uma espécie de “troca de bens”, numa família e comunidade que ficam cada vez maiores.

Jogos como Helldivers 2 são difíceis de analisar, pelo menos de forma mais tradicional. Não o fiz no seu lançamento oficial para PC e PlayStation 5 em fevereiro de 2024, fiz porque, na altura, não estava à espera que se tornasse no monstro que se tornou e, por desleixo meu, não lhe dei a atenção devida no momento certo. Felizmente, relançamentos são como segundas oportunidades. Não só para os jogos que ganham uma nova vida ou são descobertos por mais jogadores, mas também para situações como a minha, onde há um novo incentivo para explorar o que têm para dar.

Entre o lançamento original e agora – com a chegada à Xbox Series X|S, joguei bastante e diverti-me o quanto basta, tanto na PlayStation 5 como no PC, e descobri a sua magia, tal como toda a sua comunidade em constante crescimento. E, por esta altura, Helldivers 2 não necessita de qualquer apresentação ou de elogios pomposos, não tivesse garantido um lugar especial no topo das listas de melhores jogos do ano passado. No entanto, é possível comentar o seu estado e admirar como evoluiu e, neste caso, como se joga nas plataformas da Microsoft. Escusado será dizer que Helldivers 2 se mantém extremamente épico, cinemático, divertido e aliciante. O que não se mantém é o seu conteúdo, que é obviamente muito mais vasto do que no lançamento. Vantagens de ser um jogo em constante atualização.

Regressar a Helldivers 2, mesmo começando com um perfil a zero – uma vez que não é possível transferir o progresso de nenhuma das versões anteriores -, foi como voltar a um sítio muito familiar e confortável. Ao contrário de outras experiências e jogos que sazonalmente alteram os espaços partilhados, hubs, menus ou até a apresentação estética completa do jogo, tal não é o caso, ou não fosse o espaço de preparação antes de cada missão, navegado de forma simples entre três áreas de interação: consola de estratagemas, consola de personalização e loadouts, e a mesa de operações para o início de mais uma sessão. E claro, a área de lançamento para os drops enquanto ouvimos o incrível tema do jogo, que nunca enjoa.

helldivers 2 xbox review echo boomer 2
Helldivers 2 (Arrowhead Game Studios)

Explorando a bancada de estratagemas começamos a encontrar algumas das novidades, por exemplo veículos que foram adicionados ao longo dos últimos meses. Já na área das Obrigações de Guerra, à distância de um botão, encontramos o grosso do conteúdo, com uma listagem de cosméticos e armas, agora muito longa e à nossa espera para desbloquear. Alguns itens obtêm-se com créditos de jogo, outros compram-se com dinheiro real, mas todos com a vantagem de nunca perdermos a oportunidade de desbloquear o que queremos, quando quisermos, sem pressão alguma de desaparecerem por saírem de uma rotação sazonal.

A versão Xbox de Helldivers 2 chega com uma novidade histórica que se estende à versão da PlayStation, a inclusão de um crossover com Halo, marcando assim, de forma oficial, a chegada de Halo à PlayStation. Mais precisamente de Halo 3: ODST. Este não era só um crossover muito desejado pela comunidade como, até há bem pouco tempo, seria um crossover impossível, mas faz todo o sentido quando observamos a natureza dos dois universos, que partilham um elemento em comum: a entrada no campo de batalha através de saltos de órbita em pods. Se Helldivers 2 alguma vez pareceu um “rip-off” dos ODST, agora tem a sua bênção oficial, com a adição de fatos e até de armas icónicas do universo Halo. No entanto, estes conteúdos não estão desbloqueados de início. Requerem múltiplas sessões de jogo e grind de créditos suficientes para os obter, em linha com as restantes Obrigações de Guerra Premium, o que pode ser bastante frustrante. Mas também podem ser comprados com dinheiro real.

helldivers 2 xbox review echo boomer 3
Helldivers 2 (Arrowhead Game Studios)

O restante conteúdo substancial encontra-se no cenário de guerra, com a miríade de opções de missões a escolher no mapa galáctico, que já não conta apenas com as fações de insetos (os Terminids), e de robôs (os Automatons). Para além de a variedade de inimigos destas fações ter crescido com novas ameaças que requerem diferentes estratégias, também aumentaram o número de ambientes, de biomas e de fações, que incluem os Iluminate, uma raça ancestral composta por seres alienígenas e figuras zombificadas, onde se incluem humanoides raivosos e tripods gigantes.

O gameplay loop mantém-se preservado, com missões fáceis de entrar e difíceis de dominar dependendo do grau de dificuldade, que já ultrapassa 10 níveis. Desde extrações a infiltrações, cenários de defesa ou simples exploração, terminando sempre num momento de fuga extremamente intenso. É um loop fantástico, suportado por uma jogabilidade divertida, tão cirúrgica no chamamento de Estratagemas como pateta e caótica na hora de fugir das hordas de inimigos e outras ameaças. E, claro, pela componente social, uma vez que todas as vitórias e frustrações são partilhadas pelas squads, que terão de trabalhar em equipa para o sucesso.

Como seria de esperar, a versão Xbox, embora não suporte cross-progression, suporta cross-platform, o que significa que jogadores de PC, Xbox e PlayStation podem jogar em conjunto, tanto com jogadores aleatórios como com amigos. Até aqui nada de novo. No entanto, continua a ser histórico. Se Halo tem aqui um crossover, Helldivers 2 é também o primeiro jogo oficialmente publicado pela SIE na Xbox. E o melhor de tudo é que, para o crossover funcionar, não é necessário qualquer tipo de contas ou logins adicionais. Tudo o que os jogadores de diferentes plataformas precisam de fazer é, no menu social, gerar um código e enviar a um amigo. Após essa simples troca, ficam “amigos para sempre”, prontos para lutar em conjunto e entrar nos jogos uns dos outros. É extremamente seamless, sem atrito, simples e imediato, numa forma que não estava à espera de encontrar.

helldivers 2 xbox review echo boomer 4
Helldivers 2 (Arrowhead Game Studios)

A nível de desempenho, a versão da Xbox, em particular na Xbox Series X, também se sente extremamente familiar. Na verdade, muito próxima daquilo que me lembro de jogar na versão da PlayStation 5 base. Também aqui, o jogo oferece dois modos, Qualidade e Desempenho, que funcionam tal e qual como esperamos. O primeiro dá prioridade à resolução em sacrifício do desempenho, o outro faz o contrário. No modo Qualidade a imagem apresenta-se limpa e clara, apontando para uma resolução 4K, com 30FPS constantes como alvo. No modo Desempenho, a imagem apresenta-se mais desfocada, a 1080p dinâmicos, afetando também o UI do jogo, mas garantindo 60FPS relativamente consistentes. No fundo, trata-se de uma opção pessoal, mas difícil de tomar. Helldivers 2 joga-se particularmente melhor no modo Desempenho, pela sua ação rápida, mas a qualidade de imagem em 4K é sem dúvida muito mais clara. Tanto num modo como no outro, Helldivers 2 apresenta um desempenho extremamente satisfatório e em linha com o que é oferecido na PlayStation 5, mantendo assim uma ótima paridade entre plataformas. E, neste caso, como Helldivers 2 para Xbox é dirigido a quem não tem meio de comparação, essa análise acaba por ser irrelevante.

Helldivers 2 na Xbox não muda a fórmula do jogo nem acrescenta muito mais à experiência geral para lá de elementos cosméticos de Halo, também disponíveis na PlayStation e PC. Mas isso não é algo negativo, antes pelo contrário. É a preservação de uma experiência por si só já de sucesso, que não necessita, para já, de grandes inovações. É uma versão relativamente bem otimizada para a nova máquina, que surge como alternativa de escolha aos jogadores, mas que faz algo de mágico e muito mais importante: une mais uma família a uma comunidade tão expansiva como os desafios que continuam a ser adicionados ao jogo.

Echo Boomer Recomendado

Cópia para análise (versão Xbox Series X|S) cedida pela PlayStation Portugal.

- Publicidade -
David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados