Governo garante estar a trabalhar para garantir redução de preços nos supermercados

- Publicidade -

O Primeiro-Ministro António Costa disse que o Governo vai trabalhar com o setor para agir sobre os preços em diversas dimensões.

O Governo tem estado a trabalhar com os diferentes agentes da cadeia alimentar sobre os preços, salientou o Primeiro-Ministro, António Costa, no debate de política geral na Assembleia da República, destacando que “é necessário haver maior transparência em toda a cadeia e o objetivo comum de reduzir significativamente a inflação sobre os bens alimentares, reduzir o preço dos bens alimentares, tendo em conta que estão claramente acima do que é a média da inflação a nível nacional e de outros países europeus”.

O Primeiro-Ministro disse que o Governo vai trabalhar com o setor para agir sobre os preços em diversas dimensões: “na dimensão de ajudas de Estado à produção, para diminuir os custos de produção, e no equilíbrio entre a redução da fiscalidade (IVA) e a garantia de que essa redução se traduz numa redução efetiva e estabilização dos preços, que beneficie os consumidores”.

“Estamos neste momento a trabalhar numa tripla dimensão que passa efetivamente por um acordo com a distribuição, mas também com a produção, que se traduza na redução dos preços e estamos disponíveis para contribuir para esse fim com uma redução do IVA”, explicou.

António Costa referiu que “o Governo deu, desde a primeira hora, muita importância ao tema da inflação e procurou agir sobre as suas causas”, através da eliminação do IVA nos fertilizantes e nas rações e na adoção de um conjunto de medidas de apoio às famílias, como a intervenção no mercado da eletricidade. “Neste campo é indiscutível os resultados alcançados. Em cada depósito de 50 litros de gasóleo ou gasolina poupa-se em regra 17€comparativamente ao preço que se pagaria se não houvesse aquele conjunto de medidas”, destacou.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados