As duas aplicações da Google vão beneficiar de novos recursos.
É mais do que unânime achar que o Google Maps e o Waze são as duas aplicações dedicadas à navegação mais apreciadas, e utilizadas, pelos utilizadores a nível mundial. E muito disso deve-se ao facto da Google estar continuamente a desenvolver novas funcionalidades para melhorar os seus serviços. Hoje vamos ficar a conhecer as últimas novidades que chegaram, ou que estão a chegar, às duas aplicações.
Muitos de nós usamos o Google Maps ou o Waze todos os dias. Dependendo das nossas preferências, seja para conduzir numa zona que não conhecemos ou para procurar um percurso alternativo que nos ajude a evitar engarrafamentos, os dois softwares são, sem dúvida, úteis, já que ajudam muito enquanto conduzimos. As novidades que estão a chegar, ou que até já estão disponíveis, foram anunciadas pela própria Google nas últimas horas, e visam simplificar a interação do utilizador com os dois serviços, ao mesmo tempo em que ampliam o seu potencial.
Ambas as aplicações de navegação agora permitem que os utilizadores informem outros condutores sobre possíveis perigos ao longo da sua rota. O Google Maps facilita o relato de acidentes e informações úteis, como obras próximas, lentidão, encerramento de estradas, objetos na estrada, veículos avariados, radares de velocidade e presença das autoridades. Para isso, a Google implementou ícones de relatório maiores e mais fáceis de clicar para que possa partilhar atualizações com a comunidade de forma mais rápida e segura, e outros condutores podem então confirmar o incidente com um simples toque para ajudar os condutores que passam.
Esta inovação para o Google Maps já está disponível globalmente para os utilizadores do Android e iOS, carros com Google, Android Auto e Apple CarPlay integrados.
Novo guia de destinos para o Google Maps
O Google Maps ganhou nova orientação de destino. Utilizando a navegação para um determinado local, a aplicação iluminará automaticamente o prédio e a sua entrada conforme se aproximam, além de mostrar o estacionamento próximo. Esta é uma funcionalidade particularmente útil para todas aquelas ocasiões em que não conhecemos o destino.
O novo guia de destinos do Google Maps estará disponível nas próximas semanas para Android e iOS, carros com Google integrado, Android Auto e Apple CarPlay.
Waze recebe novos alertas de câmaras
Cada vez com mais frequência, toda uma série de câmaras de vídeo estão presentes ao longo das estradas, cujo objetivo é proteger a segurança comum e, ao mesmo tempo, monitorizar quaisquer infrações por parte dos condutores. Para ajudar os utilizadores a ficarem mais atentos ao conduzir e a cumprir as leis locais, o Waze está a ganhar a capacidade de ver novos tipos de câmaras: os membros da comunidade poderão aproveitar novos alertas se estiverem a aproximar-se de uma câmara que tira fotos de coisas como excesso de velocidade, passar o sinal vermelho, utilizar a faixa errada (como a faixa de BUS), não usar o cinto de segurança ou usar o telefone enquanto conduz.
A novidade em questão já está a ser distribuída, tanto para Android como para iOS.
Novo recurso para eventos de trânsito
O Waze está prestes a receber um novo recurso para eventos de trânsito, desfiles, shows e eventos desportivos que serão reportados com todas as restrições de trânsito (encerramentos de estradas, desvios, etc.). Graças às novas notificações, os utilizadores poderão saber em tempo real a causa do acontecimento, se existem estradas fechadas e as condições do trânsito, ao mesmo tempo que poderão partilhar esta informação com amigos e familiares. E este novo recurso de eventos de trânsito já está disponível globalmente para Android e iOS.
Google lança navegação no Waze através do ecrã de bloqueio
Os utilizadores do Waze em dispositivos Android poderão, em breve, obter orientações de navegação, como instruções passo a passo, atualizações de trânsito em tempo real ou alertas de perigo, tudo isso enquanto os seus telefones permanecem bloqueados com segurança. A navegação através do ecrã de bloqueio também estará disponível para utilizadores do iOS, mas só chegará nas próximas semanas.