Google poderá ter de se desfazer do Android ou do Chrome para evitar o monopólio

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Autoridades continuam empenhadas em fazer a Google perder o monopólio.

Poucos dias após a decisão de um ,juiz dos EUA que afirma que a Google detém o monopólio das pesquisas online, o Departamento de Justiça dos EUA está supostamente a estudar opções para remediar essa questão. Segundo novas informações, o Departamento de Justiça dos EUA poderia solicitar ao gigante das pesquisas que dividisse o Android e o Chrome.

Parece que várias opções foram levadas em consideração e a mais extrema seria aquela que obrigaria a Google a realizar uma divisão, abrindo mão de algumas unidades, sendo que as mais “populares” seriam o sistema operativo móvel Android e o Chrome. Neste momento não está claro como esta divisão deverá funcionar, nem se o Departamento de Justiça dos EUA ficaria satisfeito com apenas uma destas duas unidades (deveria ser a divisão de Plataformas e Dispositivos, que também inclui as equipas dedicadas a dispositivos como o Google Pixel). No entanto, o resultado final pode ser que o Android e/ou o Chrome sejam desmembrados da sua própria empresa.

No que diz respeito ao Google Ads (e mais especificamente à publicidade de texto do AdWords), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos poderia pedir à empresa que o vendesse a terceiros ou que implementasse requisitos específicos de interoperabilidade, para que também funcionasse perfeitamente em outros motores de pesquisa.

Além disso, as autoridades governamentais dos EUA poderiam tentar impedir a Google de forçar os websites a permitir que o seu conteúdo seja utilizado por alguns dos produtos de inteligência artificial da empresa, a fim de aparecer nos resultados de pesquisa.

Android 13

Google não parece disposta a ceder sem lutar

Note-se que estas opções ainda necessitam de ser cuidadosamente avaliadas e nada foi ainda decidido. No entanto, a empresa já anunciou que pretende contestar a disposição emitida nos últimos dias, pelo que ainda haverá uma “luta” duradoura a fazer.

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