Google anuncia o Wear OS 5 com grande foco na autonomia

- Publicidade -

O Wear OS 5 ainda não tem data oficial de lançamento.

Ontem foi o segundo dia da conferência anual do gigante das pesquisas, o Google I/O 2024, e parece ter sido o dia dedicado para os seus sistemas operativos. A empresa revelou a Beta 2 do Android 15, que chega com algumas novidades, mas também falou na próxima versão do sistema operativo que equipa os smartwatches, o Wear OS 5. Apesar de contar com diversos novidades, a Google fala em grande foco na autonomia para esta nova versão do Wear OS.

Para quem está dentro do assunto, saberão que o sistema da Google para os smartwatches não é muito conhecido por ser bom no quesito da autonomia. Raros são os equipamentos com esse sistema e que oferecem 48 horas de autonomia, e não são muitos aqueles que oferecem mais de 24 horas de utilização com uma única carga.

A Google afirmou que “correr uma maratona consome até 20% menos energia no Wear OS 5”, uma afirmação importante que visa sublinhar os esforços realizados, pelo que será interessante ver no terreno se isso também será alcançado no Pixel Watch 2. Obviamente, para obter esses resultados, ou melhores, os programadores também terão que fazer a sua parte, por isso a empresa incentiva a criação de aplicações e mostradores de relógio que sejam intrinsecamente mais eficientes do ponto de vista energético.

E já que falamos de mostradores, o Wear OS 5 vai incluir uma nova versão do formato do mostrador do relógio introduzido com o Wear OS 4. Este é um detalhe técnico para programadores e é uma implementação de software que visa otimizar o desempenho do mostrador do relógio, permitindo que os programadores se concentrem no design. A nova versão do formato do mostrador do relógio permite fácil acesso às informações meteorológicas e adiciona novos estilos de complicações. Atualmente, essa tecnologia foi adotada por 30% dos dials da Play Store e a Google vai incentivar a adoção rejeitando, a partir dos primeiros meses de 2025, os dials que não utilizam esse formato. A data precisa desta depreciação será comunicada no final do ano.

Wear OS 5

Wear OS 5 prepara-se para diferentes formatos e tamanhos

Graças ao recente impulso no mercado de smartwatches, estamos a ver uma variedade maior de tamanhos e resoluções de ecrã, oferecendo mais opções aos consumidores. No entanto, as aplicações terão que se adaptar adequadamente aos vários formatos, como acontece nos smartphones, e por esta razão a Google está a lançar novas diretrizes sobre como criar interfaces de utilizador adaptativas, bem como atualizações às bibliotecas existentes e a introdução de novos layouts.

De momento, não há outras novidades além de mais detalhes técnicos para os programadores. O lançamento do primeiro Developer Preview do Wear OS 5 foi projetado especificamente para quem cria aplicações para smartwatches, e é possível testá-lo via emulador. Mais informações, caso estejam interessados, podem ser encontradas aqui.

Quaisquer prazos de lançamento são atualmente desconhecidos , mas é possível que isso aconteça ao mesmo tempo que o anúncio do novo Google Pixel 9 e o lançamento da versão final do Android 15, que deverá ser entre setembro e outubro de 2024.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados