Análise – Google Pixel Watch 2

- Publicidade -

O Google Pixel Watch 2 oferece versatilidade e uma estética agradável, com mostradores e estilos opcionais, e sobretudo excelente desempenho e acessibilidade em todas as funcionalidades disponíveis. A conexão com os serviços Google, incluindo a App Fitbit com atualizações únicas, torna-o num dos melhores do mercado no seu segmento.

Com o Pixel Watch 2, nunca estamos sozinhos. A comer, a dormir, no treino, numa reunião, o relógio cujo mostrador se acende ao primeiro olhar no pulso acompanha-nos em tudo, registando picos de atividade e de stress, horas e estágios de sono, com lembretes, toques e uma forma de pulsar que depressa se entranha na nossa pele.

É justamente a pensar num estilo de vida em que a palavra de ordem é o bem-estar físico e psíquico, que a Google disponibilizou no ano passado este Watch Pixel 2, um equipamento de uso pessoal e bastante discreto que, graças à conexão inteligente entre o smartphone e o relógio, permite ao utilizador aceder a funcionalidades que vão muito além dos essenciais da comunicação. Com o Pixel 2, podem também ter acesso a informações vitais, de facto, tais como marcadores biométricos e todo um conjunto de registos  que vos permitirão programar e monitorizar a atividade física, incluindo desportiva, nutrição e dieta, além da qualidade do sono, humor, respostas corporais, desempenhos bioenergéticos e muito mais. Tudo com a Google, claro.

Antes de mais, o Pixel 2 é um relógio com um ecrã tátil que desempenha na perfeição as suas funções de instrumento de comunicação, com microfone e altifalante incorporados. E comunicar é mesmo o forte dele. Para começar: temperatura, hora, data e período do dia, num mostrador com cores e estilos à escolha. Pode ser usado 24 sobre 24 horas. Atenção, embora não sendo à prova de água, apresenta durabilidade e resistência.

Google Pixel Watch 2

Depois, com um sistema operativo Wear OS 4.0 e uma memória flash eMMC de 32 GB e uma SDRAM de 2 GB, este Watch Pixel 2 integra verdadeira tecnologia de ponta. Para referir apenas alguns dos seus aspetos mais impressionantes, graças à IA da Google e à tecnologia de ponta, o Pixel 2 integra uma generosa lista de sensores integrados. Ei-los: Bússola, Altímetro, Sensores vermelhos e infravermelhos de monitorização da saturação de oxigénio, Sensores elétricos multiusos compatíveis com a App ECG (eletrocardiograma), Sensor ótico de vários caminhos de ritmo cardíaco, Acelerómetro de 3 eixos, Giroscópio, Sensor de luz ambiente, Sensor elétrico para medir a condutância da pele para a monitorização da resposta corporal, Sensor de temperatura da pele, Barómetro e, ainda, um Magnetómetro. Nem mais. Assim, o utilizador dispõe, com a ajuda da app Fitbit e sempre que o queira, da monitorização do seu ritmo cardíaco, da qualidade e duração do sono, dos picos de stress, das respostas corporais e até das oscilações da disposição anímica. Entretanto, o Pixel Watch 2 inclui uma subscrição de seis meses do Fitbit Premium, que vos permite melhorar a rotina de fitness.

Nada se faz sem o devido consentimento, claro. Além do que registam por vocês mesmos, o Fitbit também incorpora os dados e informações que o utilizador regista na aplicação, ou seja, características pessoais como altura e peso, bem como metas a atingir. Parece assustador? Esperem só para ver. Vamos, primeiro, elencar as funcionalidades do Pixel Watch 2, que determinam toda a vantagem de usarmos um ‘smartwatch’ conectado ao telemóvel (o Pixel Watch 2 foi concebido para ser o companheiro perfeito do smartphone Pixel).

Sem dúvida, o Pixel 2 é muito mais do que um mini-smartphone de pulso. Faz e recebe chamadas, envia e recebe mensagens, cumprindo os requisitos essenciais da comunicabilidade diária, mas faz muito mais do que isso. Com ligação assegurada ao telemóvel, permite aceder ao correio eletrónico, WhatsApp, serviços como o Google Home (permite gerir os equipamentos domésticos em rede), Maps, Play Store, YouTube Music e muito mais.

Google Pixel Watch 2

Obviamente, a sincronização com o dispositivo móvel e app Fitbit, agora numa versão ainda mais avançada e de que é possível retirar imensas vantagens, tornam o Watch Pixel 2 num instrumento que depressa se incorpora no nosso quotidiano. Em função dos dados e objetivos definidos pelo utilizador, o Pixel 2 alerta-nos com lembretes (se essa função estiver ativada) para cada etapa.

Outra novidade proporcionada pela melhor desta nanotecnologia é o gráfico do sono que atribui uma pontuação a cada ciclo (noite), sendo que o sensor precisa de registar um mínimo de 3 horas seguidas de sono para executar esta função. Aqui, ficamos a saber quantas horas realmente gastamos a dormir, quanto tempo permanecemos em cada etapa do sono (acordado, sono REM, sono leve e sono profundo).

Outra funcionalidade importante, como é de ver, diz respeito ao exercício físico. É possível definir e controlar o tipo e duração de cada exercício, para além das prestações genéricas em passos, patamares subidos, horas de atividade, etc. Os lembretes automáticos de início e paragem de treinos conseguem detetar sete treinos comuns, como corrida e ciclismo ao ar livre, por exemplo. O Treino por zonas de frequência cardíaca oferece avisos de voz e ajudam a percorrer quatro zonas de ritmo cardíaco personalizadas. Além disso, com o Treino rítmico, esses avisos ajudam a manter o ritmo ou a reajustá-lo. Ou seja, podemos aprender a conhecer melhor as reações do corpo e o seu significado e implicações. O Google Pixel Watch 2 nasceu para isso, e fá-lo com a maior das facilidades, cumprindo plenamente as suas funções.

No fim de contas, temos aqui um equipamento que espelha o nosso estilo de vida, mas que também permite transformá-lo com metas e objetivos, seja para elaborar planos alimentares e de treino, ou para aprender a relaxar, com a ajuda de um repertório de faixas musicais de SPA.

Google Pixel Watch 2

E ainda não é tudo. Com toda esta tónica da saúde do corpo e da mente e graças ao sensor multipath, o ritmo cardíaco é um dos vetores desta autoajuda sob diagnose. Podem consultar, a qualquer instante e em tempo real, o vosso eletrocardiograma e receber notificações de ritmo cardíaco alto e baixo, com direito também a uma pontuação de ritmo cardíaco. A tecnologia empregada consiste no uso de LEDs cuja função é medir o sinal de pulso em diferentes ângulos e posições. O Watch Pixel 2 consegue uma medição do ritmo cardíaco bastante precisa, independentemente do tipo de esforço em causa – durante todo o dia, todos os dias, durante exercícios vigorosos, mostrando picos e médias de atividade cardíaca. Claro que quaisquer informações fornecidas pelo Google Watch Pixel 2 não substituem diagnósticos médicos; quem sofre ou desconfia de alguma patologia deve procurar ajuda médica, mas não tenham dúvidas de que, se for o Pixel 2 o vosso smartwatch, pode acontecer ser este equipamento a dar o primeiro alerta.

Portanto, o Pixel 2 proporciona, indubitavelmente, experiências inovadoras ao nível do controlo individual dos estilos de vida e da monitorização da saúde, dando a cada um de nós mais poder sobre as suas tomadas de decisão e as suas práticas de vida conscientes, favorecendo uma atitude mais proativa e responsável. Deteção de quedas e a Urgência SOS são outro e relevante acréscimo de tranquilidade.

Além disto, e como dissemos, o Pixel Watch 2 permite dispor de toda a interconectividade no pulso, comodamente: falar com outras pessoas, ler e enviar mensagens, usar os serviços como o Assistente Google, o Gmail, o Calendário e muito mais.

O relógio apresenta-se numa estrutura de borracha maleável (fluoroelastómero com revestimento suave ao toque) muito leve, com uma pulseira ajustável que remete a extremidade para o interior da bracelete (o tamanho pequeno ajusta-se a pulsos com 130-175 mm de medida e o tamanho grande ajusta-se a pulsos com 165-210 mm de medida).

Google Pixel Watch 2

Deve a sua leveza a alumínio 100% reciclado, apresentando uma autonomia de bateria cerca de 24 horas, por meio de cabo de Carregamento Rápido USB-C. Note-se que o facto de ter o ecrã permanentemente ligado não torna o equipamento mais propenso a descarregar-se depressa, antes pelo contrário, a utilização intensa diária decorre, ainda assim, sem quaisquer problemas.

De noite, podem escolher o modo noturno, claro está, e então o ecrã permanecerá escuro, para não incomodar, embora o relógio comece aí a fazer o seu intenso trabalho de ‘polissonografia’ enquanto o utilizador, tranquilamente, se limita a dormir. Mas nenhuma vantagem o é verdadeiramente, enquanto não soubermos como o equipamento funciona. Vejamos então.

A peça-chave está na chamada ‘coroa’, aquele parafuso às 3 horas que servia sobretudo para acertar e dar corda ao relógio. No Watch Pixel 2 ele é a tecla computorizada que permite aceder aos painéis informativos, percorrer separadores e, dentro destes, triar a informação ou selecionar a tela de diálogo pretendida. Por defeito, o ecrã principal é o mostrador horário. Deslizando-o para baixo, acede-se ao menu das configurações, idêntico ao do seu smartphone (lanterna, rede, modo avião, estado da bateria…); são duas páginas (lembrem-se que estamos a falar de um mostrador de 1,6 polegadas).

Sempre que querem retroceder, ou voltam a carregar na coroa ou deslizam rapidamente o menu para a direita. Nas configurações, poderão tratar da conectividade, gestos, modos de visualização, som, Apps e notificações, localização, segurança, acessibilidade, etc.

Se puxarem o ecrã da esquerda para a direita, ou vice-versa, aparecerão os gráficos do ritmo cardíaco, dos passos percorridos, de uma forma sinóptica, isto é, através de um círculo que representa, na parte iluminada, o número de passos que cumpriram e, no restante, o que falta cumprir (tendo em conta o objetivo estabelecido). Clicando na coroa uma vez, aparece a listagem das Apps. Relembrando algumas: Alarme, Assistente, Calendário, Câmara, Controlos de multimédia, Cronómetro e, como não podia deixar de ser, todas as funcionalidades do Fitbit – Exercício Fitbit (permite-vos escolher e monitorizar diferentes tipos de exercício), Fitbit ECG, o Fitbit Hoje (dá a métrica dos vossos desempenhos nas várias vertentes), o Fitbit Relax (o que tem as músicas), o Localizar o meu telemóvel, Lanterna, Meteorologia, Notas… Mesmo assim, ficam uns poucos por mencionar… Seja como for, com as App melhoradas da Google, o Pixel 2 permite-vos coligir informações como o tempo de manhã e o trânsito até ao vosso próximo destino.

Não mentiremos se dissermos que os primeiras horas são de adaptação: num ecrã necessariamente reduzido (41 mm diâmetro, 12,3 mm altura, 31 g, sem bracelete) não é de admirar que a digitação das mensagens inicialmente não corra como no telemóvel, instrumento a que já estamos bastante adaptados. Mas é mesmo só uma questão de treino. Quando derem por vocês, estão a atender as chamadas no relógio e a consultar e-mails.

Google Pixel Watch 2

Por outro lado, não podemos esquecer que, para a visualização plena de determinadas funcionalidades, especialmente as do Fitbit, o smartwatch remete para o telemóvel, convidando a prosseguir aí a consulta ou utilização dos dados dos sensores. O que não invalida, por exemplo, a abertura de conversação do WhatsApp no ecrã do relógio. Com efeito, o Pixel 2 abre as fotografias da aplicação sem problema nenhum, e faz muito mais, em termos de conectividade, graças às suas especificações técnicas pensadas para obter um curtíssimo tempo de resposta às solicitações, entre elas, o sistema de GPS e de Bluetooth 5.0, Wi-Fi adaptado e altamente eficiente a comunicação a curta distância.

Acrescente-se que o Watch Pixel 2 carrega rapidamente com um carregador magnético, um pequeno disco que se ajusta sob a parte de trás do relógio, note-se, com o fio alinhado com o parafuso-coroa.

Como dizíamos, é um relógio bonito (está disponível em quatro combinações de cores e, o que mais importa, rapidamente estabelece uma ligação forte connosco, pois ultrapassa em muito as competências de um simples objeto. E também as de um mero instrumento de Fitness, ao contrário do que possam ter notado os mais desatentos: deteção, intervenção e reflexão são as três linhas que claramente definem os objetivos deste extraordinário aparelho.

Uso o Watch Pixel 2 diariamente e, sinceramente, já não me imagino de todo sem ele! Podem adquirir o vosso por 399€ na Google Store.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados