A Beta 2 do Android 15 fez ontem a sua estreia com algumas novidades.
Era inevitável, a Google falou sobre a próxima versão do seu sistema operativo móvel durante a sua conferência anual, o Google I/O. E além de falar do SO, a empresa disponibilizou a versão Beta 2 do Android 15, que chega um mês após a disponibilização da Beta 1 e que, desta vez, conta com diversos novos recursos. Mas aqui ficam algumas das novidades reveladas pela empresa:
- Espaço privado: um espaço seguro no smartphone onde podem armazenar aplicações confidenciais. Isto está sujeito a autenticação adicional e a um perfil de utilizador separado. Podem optar por bloqueá-lo com o bloqueio do dispositivo do vosso telefone ou podem ter o vosso próprio sistema de bloqueio. O espaço privado está num container separado no launcher do vosso telefone e o conteúdo gerado ou carregado pelo utilizador permanece separado do espaço principal ou não privado.
- Multitarefa em dispositivos de ecrã grande: a multi-tarefa em ecrãs grandes no Android 15 agora foi melhorada com a fixação da barra de tarefas. Isso deve facilitar a alternância entre aplicações.
- Suavidade Picture-in-Picture: Esta nova versão beta permite uma transição mais suave ao entrar no modo PiP. A Google está a fazer alterações para melhorar a animação de entrada e evitar oscilações.
- Predictive Back: O gesto preditivo para trás não está mais oculto atrás de uma opção do programador, o que deve reduzir a quantidade de suposições ao utilizar o gesto para trás no Android.
- Efeitos de vibração em canais de notificação: É possível definir efeitos de vibração específicos em canais de notificação.
- Mais dados do Health Connect: com a atualização mais recente do Health Connect, a Google adiciona duas novas métricas, temperatura da pele e planos de treino.
Beta 2 do Android 15 já disponível para download
A versão beta 2 do Android 15 já está disponível para os equipamentos Google Pixel (a partir do Pixel 6). Basta irem a este endereço, fazer login com a vossa conta do Google e deixarem-se guiar. Observe que a versão beta também está a chegar alguns equipamentos não Pixel. Trata-se de smartphones da Honor, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, Realme, Sharp, Tecno, Vivo e Xiaomi.