A nova versão do sistema operativo da Google chegará, no máximo, até ao final de junho de 2025.
A Google decidiu antecipar o lançamento do Android 16, oferecendo a atualização mais cedo do que é habitual. A versão final deverá estar acessível no segundo trimestre de 2025, ou seja, dentro de menos de nove meses.
Para contextualizar, estas foram as datas de lançamento de versões anteriores do sistema Android:
- Android 15: 15 de outubro de 2024
- Android 14: 4 de outubro de 2023
- Android 13: 15 de agosto de 2022
- Android 12: 4 de outubro de 2021
- Android 11: 8 de setembro de 2020
- Android 10: 3 de setembro de 2019
Como se pode observar, o lançamento ocorre frequentemente no início de setembro ou outubro. No entanto, com o Android 16, será diferente, com o lançamento a ocorrer durante o segundo trimestre de 2025, o que significa que teremos uma nova versão do sistema operativo entre abril e junho de 2025.
Por que razão a Google fez esta escolha? A empresa afirma que pretende alinhar melhor o lançamento da nova versão com o lançamento dos seus novos produtos, incluindo smartphones. Além disso, a empresa comentou:
“No próximo ano, teremos um lançamento principal no segundo trimestre e um lançamento secundário no quarto trimestre, ambos com novas APIs para programadores. A versão principal do segundo trimestre será a única em 2025 a incluir mudanças de comportamento que poderão impactar as aplicações. Estamos a planear o lançamento principal no segundo trimestre, em vez do terceiro, para nos alinharmos melhor com o cronograma de lançamento dos dispositivos do nosso ecossistema, permitindo que mais dispositivos beneficiem da versão principal do Android mais cedo.”
Aqui fica o calendário de lançamento do Android 16 partilhado pela Google:
Este ano, os dispositivos da série Google Pixel 9 foram lançados em agosto, mas com Android 14. Quem comprou algum destes dispositivos teve de esperar até outubro para receber o Android 15. Agora sabemos que, em 2025, o Android 16 chegará antes do lançamento dos novos smartphones.