GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G – O upgrade pode esperar

Há toda uma nova geração de placas gráficas no mercado, mas a anterior ainda serve bastante bem.

GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G
- Publicidade -

O último ano e meio tem sido um período complicado para a aquisição de novos componentes para montar um PC, em particular as placas gráficas, que aumentaram exponencialmente a procura quer pelos mineiros de bitcoins, quer pelos jogadores, com a chegada de novas soluções, como a série RTX 3000 da NVIDIA.

Com isto lança-se a pergunta: quem tem uma placa da NVIDIA, diga-se da série RTX 2000, e está a pensar em jogos e produção, vale a pena investir, por vezes, valores inflacionados para a nova geração? A resposta é não.

Cedida pela Gigabyte para a cobertura de jogos PC, a GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G é um ótimo exemplo para responder a essa questão. Parte da primeira revisão de placas da série RTX 2000, antes da NVIDIA introduzir as versões Super, a RTX 2070 já conta com dois anos em cima, mas tem todas as novidades desejadas pelos jogadores contemporâneos, como o suporte de ray-tracing (que lhe dá nome) e um alto desempenho em jogos modernos.

Dentro da gama média-alta da altura de lançamento, a GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G revelou-se uma atualização bastante substancial em relação à minha “antiga” GTX 1060 6G, uma das placas gráficas mais populares segundo a Steam. Não só agora é possível puxar por resoluções e framerates mais altos, como também consigo ter acesso a funcionalidades exclusivas da linha RTX e obter uma performance muito semelhante, se não superior em raros casos, às consolas da nova geração.

GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G

Se, anteriormente, tinha dificuldades em manter um desempenho estável a 60FPS em resoluções 1080p, agora é possível atingir 4K ou 1440p a 60FPS sem grande esforço em jogos contemporâneos. E quando tal não é possível, pode-se recorrer a técnicas exclusivas que aliviam o processamento dos jogos, como o incrível DLSS 2.0 que, ao utilizar a inteligência artificial da série RTX, permite uma reconstrução de imagem em resoluções mais baixas, com uma qualidade superior ou semelhante às resoluções nativas. Algo disponível em jogos como Death Stranding, Control ou Cyberpunk 2077 que são, por natureza, jogos pesados, mas que, bem configurados, conseguem correr de forma exemplar com o melhor que têm para mostrar.

Outra função de destaque é a possibilidade de tirarmos partido do ray-tracing, a popular funcionalidade desta nova geração de jogos que promete iluminação, sombras e reflexos nos jogos mais realistas do que nunca. Pelos avanços feitos nos jogos e com novas placas, a GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G já se confronta com algumas limitações, sendo necessário escolher ao que dar prioridade em alguns jogos: se queremos uma imagem mais imersiva com Ray-Tracing ligado ou se damos preferência a uma melhor fluidez de jogo. Aqui, em jogos como Control, temos uma experiência muito semelhante à das consolas da nova geração como a PlayStation 5 e Xbox Series X, onde esse tipo de ajuste e de escolha tem que ser feito, não sendo sempre possível ter o melhor dos dois mundos com todos os efeitos e definições no máximo.

Contudo, a GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G comporta-se espetacularmente em jogos mais populares como Fall Guys, Fortnite ou Apex Legends, onde não há qualquer tipo de compromissos, revelando-se um componente ainda muito atual.

GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G

Esta modelo em particular prima pelo seu look e design, com três ventoinhas de distribuição de ar alternada, onde a ventoinha do meio gira em direção contrária, criando um fluxo de ar melhorado para a dissipação de calor. Com a sua carapaça branca e suporte de iluminação RGB, é uma solução interessante para quem quer mostrar o interior do seu computador. O melhor de tudo? Tal como muitas placas gráficas para gaming, há um controlo total na personalização e no desempenho, com o Aorus Engine a servir de centro de operações, onde podemos fazer overclocks seguros para puxar por mais frames naqueles jogos mais exigentes.

Com a corrida atrás das RTX 3000 e com outras soluções mais recentes ainda da geração anterior, a GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G revelou-se uma atualização fantástica para jogar de forma mais casual ou entusiasticamente a longo prazo. Extremamente completa, silenciosa, personalizável e com o melhor que as novas placas gráficas têm para dar, a GeForce RTX 2070 Gaming OC White 8G pode não ser muito atual, mas certamente ainda tem força para aguentar mais uns anos.

Este equipamento foi cedido para cobertura de videojogos pela Gibabyte.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Makro Portugal tem 15 cabazes de Natal disponíveis a pensar nesta época

Há para todos os gostos... e para todos as carteiras.

ART & Delivery é a primeira exposição de arte em Portugal inspirada em food delivery

Podem visitar até domingo, dia 29 de novembro, no Palacete Gomes Freire, em Lisboa.

Parque Nascente tem um pista de gelo com mais de 250 m2 para toda a família

Para entrar no espírito natalício, o Parque Nascente convida toda a gente a calçar os patins de gelo e treinar as piruetas, acrobacias ou simples voltinhas em família, na incrível Pista de Gelo.