Algures no início de 2022.
A Sogrape está entre as primeiras empresas que se juntaram à U-Label, uma plataforma digital de rótulos eletrónicos para empresas de vinhos e bebidas espirituosas, que tem como objetivo aumentar o acesso e a transparência da informação ao consumidor. A Mateus foi a marca escolhida para o projeto-piloto e as primeiras garrafas com rótulo eletrónico vão estar nos mercados europeus no início de 2022.
A Sogrape é a única empresa de vinhos portuguesa entre as primeiras 15 a integrar o projeto europeu, que pretende aumentar a transparência da informação fornecida aos seus consumidores e, assim, promover um consumo mais responsável.
A nova plataforma, promovida numa iniciativa conjunta do Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV) e da spiritsEUROPE, permite às empresas do setor do vinho e das bebidas espirituosas criarem facilmente rótulos eletrónicos e fornecer aos consumidores, através de um QR Code, informação relevante e transparente no seu próprio idioma. Os rótulos eletrónicos apresentam, entre outros, nome, imagem, categoria de produto, país de proveniência, a lista de ingredientes, a declaração nutricional e algumas informações sobre a sustentabilidade do produto, bem como mensagens sobre o consumo responsável.
O U-Label vai ser apresentado num evento digital no próximo dia 30 de setembro, a partir das 16h.