Galerias Romanas de Lisboa voltam a abrir em abril

- Publicidade -

As visitas realizam-se em grupo e têm a duração de 20/25 minutos.

Em abril, o Museu de Lisboa abre as Galerias Romanas da Rua da Prata para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril.

Serão três dias de visitas ao monumento mais enigmático da baixa lisboeta, uma das experiências culturais mais exclusivas de Lisboa.

E para explorar alguns dos principais locais onde a herança romana da cidade ainda hoje é visível, o Museu de Lisboa propõe ainda dois percursos que incluem e complementam a visita às Galerias Romanas.

Descoberta no subsolo da Baixa de Lisboa em 1771, na sequência do Terramoto de 1755, esta estrutura romana corresponde a um criptopórtico, solução arquitetónica que criava, em zona de declive e pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grande dimensão, normalmente públicos.

No início do século XX, estas galerias ficaram conhecidas como Conservas de Água da Rua da Prata, por serem utilizadas pela população como cisterna. Quando se encontram fechadas, têm um nível de água superior a um metro de altura, proveniente de lençóis freáticos que correm no subsolo de Lisboa, sendo, por isso, necessária uma operação de bombeamento da água para se aceder ao seu interior.

Os bilhetes para as visitas vão estar disponíveis na Blueticket a partir 10 de abril.

No dia da visita deverão comparecer no ponto de encontro com 15 minutos de antecedência e ser portadores dos bilhetes para acesso. Não é recomendada a visita a pessoas com mobilidade reduzida.

As visitas realizam-se em grupo e têm a duração de 20/25 minutos, sendo que deverão levar calçado impermeável e roupa confortável.

Foto: José Avelar/Museu de Lisboa

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados