A medida faz parte do projeto Gaia #100Beatas, vencedor do GOP+ Jovem 2020.
Gaia #100Beatas, da autoria de Tatiana Pereira, garantiu 254 votos, sendo assim um dos projetos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP+Jovem 2020) na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Esta iniciativa surge da preocupação ambiental decorrente da elevada deposição de beatas de cigarro na via pública e traduz-se num equipamento destinado ao depósito das mesmas, distribuído por várias freguesias de Vila Nova de Gaia, e que contribuirá para a diminuição deste problema.
Este “ecoponto” irá ostentar ainda uma pergunta apelativa, de resposta fácil e com duas opções, sendo o voto efetuado através da colocação da beata do cigarro no lado pretendido. A estrutura é transparente para que o público possa ver a resposta mais votada.
As juntas de freguesia e a Câmara Municipal irão distribuir, também, cinzeiros portáteis para incentivar o correto descarte destes resíduos.
De resto, sabe-se que todos os projetos vencedores serão inseridos no orçamento municipal para 2021 e executados nesse mesmo ano. A edição deste ano contou com um montante total de 240.000€, com um plafond de 40.000€ para cada projeto.
Foram submetidas 98 propostas, sendo 21 delas consideradas elegíveis pela Comissão Técnica. A plataforma registou um total de 2355 votos por parte dos jovens de Gaia (entre os 13 e os 30 anos e com ligação comprovada ao concelho).