Fomos conhecer o mais recente restaurante dedicado ao bacalhau

A Bacalhoaria Moderna é o mais recente espaço de restauração lisboeta dedicado ao bacalhau. Marca o regresso da chef Ana Moura à cozinha, ela que passou por espaços como o Arzak, que detém 3 estrelas Michelin desde 1989, e o Cave 23, restaurante do Hotel Torel Palace, em Lisboa, onde esteve até 2017. A ideia de ter um espaço dedicado ao bacalhau partiu de Susana Almeida e Sousa, empreendedora na área da restauração, que confessou ser “o concretizar de um sonho já antigo”.

- Publicidade -

A chef Ana Moura compromete-se a trabalhar o bacalhau com a nobreza e dignidade que merece. Aliás, a Bacalhoaria Moderna tem cozinha aberta através de janela panorâmica, o que permite aos clientes acompanhar de perto as 1001 formas de preparar verdadeiras iguarias.

Na apresentação deste restaurante, serviram-se praticamente todos os pratos da carta. Afinal, aqui o bacalhau é rei e senhor, e era isso que estavam a dar a provar.

Tivemos ainda uma prova de azeites e uma prova de vinhos, momentos que nos entreteram enquanto esperávamos pelos pratos principais.

A começar, chega o couvert à mesa, constituído por manteiga, brandida e pastéis de bacalhau (no ponto). Já nas entradas apanhámos Tártaro de bacalhau com vinagreta de mostarda (excelente por sinal), havendo ainda opções como Línguas de bacalhau com gema de ovo.

Nos pratos principais, constam as versões mais tradicionais de pratos como o Bacalhau com grão e broa ou Bacalhau à Brás, havendo twists como Bacalhau em arroz (Lombo), isto para quem gosta de pratos mais diferentes. Há ainda Bacalhau com couves, estragão e tomate (Cachaço) ou Bacalhau com couves de Bruxelas, chalotas e molho de galinha assada (Lombo). A acompanhar sugere-se a vasta carta de vinhos.

Claro, há solução para quem não é adepto de bacalhau. Há opções de carne, como Entrecôte com batatas e pimentos assados e Leitão confinado com salada e batata frita (servido no jantar), ou opções vegetarianas, como Migas de espargos verdes, migas de gelos e brocolini ou Fideua de legumes.

A finalizar, os clientes terão à disposição três sobremesas: Mousse de chocolate, chocolate branco e amendoim, Torta de laranja, moscatel e rum ou Tarte de queijo e toffee. Ótimas por sinal.

A Bacalhoaria Moderna fica situada no número 150 da Rua de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, e está aberta de terça a sábado das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h.

Fotos de: Frederico Van Zeller

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Lisboa deve receber 320 navios de cruzeiro até ao final do ano

É, inclusive, um número superior a 2019. Mas deverá registar-se uma quebra nos passageiros.

Há quem queira reduzir em 80% a entrada de automóveis em Lisboa e na Área Metropolitana até 2048

E há também quem tenha proposto a criação de "superquarteirões", inteiramente pedonais.

Aprovada proposta para reduzir em 10 km/h da velocidade máxima de circulação em Lisboa

Há vias cuja velocidade máxima de circulação permitida passará a ser somente de 30 km/h.

Lisboa, Porto e Guimarães podem tornar-se climaticamente neutras até 2030

As cidades escolhidas terão acesso a diferentes oportunidades.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Reportagem North Music Festival (Dia 2): Poucos mas bons na exaltação poética de Capicua

É verdade que foi um dia com pouca afluência, mas pelo menos estava um tempo maravilhoso.

Portugália vai regressar a Setúbal, mas em versão balcão

Passa de um restaurante isolado para uma loja no Alegro Setúbal.

12 antigas estações ferroviárias vão ser requalificadas e valorizadas para fins turísticos

10 no distrito de Bragança e duas no distrito de Viana do Castelo.