Viver o Outono com a nova carta do Astória

Mudança de estação do ano é sinónimo de nova carta no restaurante Astória, sendo esta, o Outono, a preferida do Chef Paulo Leite, que está no comando da cozinha deste emblemático restaurante portuense desde o final do ano passado. Desta feita, o Chef deu origem mais uma vez a uma carta rica e variada com produtos da época.

- Publicidade -

O Echo Boomer, à semelhança do que aconteceu no passado, foi conhecer as novas criações.

Da caça ao pescado, fungos, frutas e legumes, tudo isso dá sabor cor e textura a esta nova carta.

Os cogumelos são os grandes destacados, estando presentes em várias novidades do Chef, que confessa ser esta a sua estação favorita do ano.

Vamos às entradas. Há sugestões como a Salada de lavagante e bivalves, repleta de frescura, mas que combina muito bem com as temperaturas outonais. Neste prato é de salientar, ainda, a laranja e a tosta fumada com caviar. Existem outras opções como o Atum com burrata e dióspiro (um prato mais frio) e ainda o Foie-gras com chanterelles, que se divide em três momentos: primeiro, o escalope de foie-gras, de seguida a tosta caseira com paté de foie-gras e chanterelles e, por fim, um creme de chanterelles, salgado mas com um aroma e um toque final de doçura.

Para acompanhar as entradas, fica a sugestão de um espumante Bruto do Douro – Quinta Vale D’Aldeia 2015.

Passando para os pratos principais, voltamos a ter a presença de mais cogumelos, desta feita, as Trompetas da morte, nome que impõe respeito e algum receio. O motivo dessa designação? Apenas porque começam a brotar no Dia dos Finados e podem ser servidos com salmonete ou outro peixe que esteja disponível no dia. Há ainda a possibilidade de adicionar trufa a este prato.

Tamboril, couve lombarda e dashi de porco é outra deliciosa opção numa combinação bem agradável de terra-mar.

No segmento dos vinhos brancos, sugere-se um MI 2018, Branco do Douro da Quinta Maria Izabel com o cunho de um enólogo que dispensa apresentações, Dirk Niepoort.

A caça não podia faltar na nova ementa. Pato real com beterraba e trufa negra de Périgord, ou então, o Faisão com cogumelos e trufa.

A castanha está presente no prato de entrada de Cherovia frita com puré de azeitona galega, bem como no prato principal de Bacalhau assado com puré de aipo, avelã tostada e línguas pil-pil.

Como sugestão para acompanhar os pratos de carne, está disponível o Flor de Tecedeiras 2017, um tinto do Douro.

A experiência nunca fica completa sem a sobremesa, e esta carta do Astória apresenta propostas como o Soufflé de banana e chocolate; Amarena e leite de cabra ou ainda Uvas e vinho do Porto.

Podem optar ainda pelo Menu Astória, composto por duas entradas, um prato principal de carne ou peixe e uma sobremesa, pelo valor de 45€ por pessoa, ou pelo Menu Degustação, que consiste em duas entradas, um prato de peixe, dois pratos de carne e duas sobremesas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Restaurante Astória fecha portas a 10 de janeiro

Mas nem tudo é mau, pois está a ser construído um novo conceito e um novo espaço.

Astória, a estória de um célebre restaurante com a cabeça no presente

Regressámos ao Astória para conhecermos todas as novidades pós-confinamento. E mais uma vez foi incrível.

Double Big Mac está de volta à McDonald’s

O Double Big Mac é constituído por Pão Big Mac, queijo cheddar, quatro hambúrgueres, molho Big Mac, alface, pepino e cebola desidratada.

Nova carta de Verão do Astória: O mar à mesa em plena Avenida dos Aliados

Com a chegada da nova estação, o restaurante Astória, inserido no Hotel Intercontinental Porto - Palácio das Cardosas,  e...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há novas lojas Meu Super em Rio de Mouro e Alcochete

Em 10 anos, o Meu Super abriu cerca de 300 lojas em todo o país, com uma área total de venda 50 mil m2 e criou 1500 postos de trabalho.

Nova funcionalidade da Bolt impede uso de trotinetes e bicicletas sob efeito de álcool

A nova funcionalidade tem como objetivo promover viagens mais seguras para os utilizadores e para os restantes ocupantes da via pública.