Mudança de estação do ano é sinónimo de nova carta no restaurante Astória, sendo esta, o Outono, a preferida do Chef Paulo Leite, que está no comando da cozinha deste emblemático restaurante portuense desde o final do ano passado. Desta feita, o Chef deu origem mais uma vez a uma carta rica e variada com produtos da época.
O Echo Boomer, à semelhança do que aconteceu no passado, foi conhecer as novas criações.
Da caça ao pescado, fungos, frutas e legumes, tudo isso dá sabor cor e textura a esta nova carta.
Os cogumelos são os grandes destacados, estando presentes em várias novidades do Chef, que confessa ser esta a sua estação favorita do ano.
Vamos às entradas. Há sugestões como a Salada de lavagante e bivalves, repleta de frescura, mas que combina muito bem com as temperaturas outonais. Neste prato é de salientar, ainda, a laranja e a tosta fumada com caviar. Existem outras opções como o Atum com burrata e dióspiro (um prato mais frio) e ainda o Foie-gras com chanterelles, que se divide em três momentos: primeiro, o escalope de foie-gras, de seguida a tosta caseira com paté de foie-gras e chanterelles e, por fim, um creme de chanterelles, salgado mas com um aroma e um toque final de doçura.
Para acompanhar as entradas, fica a sugestão de um espumante Bruto do Douro – Quinta Vale D’Aldeia 2015.
Passando para os pratos principais, voltamos a ter a presença de mais cogumelos, desta feita, as Trompetas da morte, nome que impõe respeito e algum receio. O motivo dessa designação? Apenas porque começam a brotar no Dia dos Finados e podem ser servidos com salmonete ou outro peixe que esteja disponível no dia. Há ainda a possibilidade de adicionar trufa a este prato.
Tamboril, couve lombarda e dashi de porco é outra deliciosa opção numa combinação bem agradável de terra-mar.
No segmento dos vinhos brancos, sugere-se um MI 2018, Branco do Douro da Quinta Maria Izabel com o cunho de um enólogo que dispensa apresentações, Dirk Niepoort.
A caça não podia faltar na nova ementa. Pato real com beterraba e trufa negra de Périgord, ou então, o Faisão com cogumelos e trufa.
A castanha está presente no prato de entrada de Cherovia frita com puré de azeitona galega, bem como no prato principal de Bacalhau assado com puré de aipo, avelã tostada e línguas pil-pil.
Como sugestão para acompanhar os pratos de carne, está disponível o Flor de Tecedeiras 2017, um tinto do Douro.
A experiência nunca fica completa sem a sobremesa, e esta carta do Astória apresenta propostas como o Soufflé de banana e chocolate; Amarena e leite de cabra ou ainda Uvas e vinho do Porto.
Podem optar ainda pelo Menu Astória, composto por duas entradas, um prato principal de carne ou peixe e uma sobremesa, pelo valor de 45€ por pessoa, ou pelo Menu Degustação, que consiste em duas entradas, um prato de peixe, dois pratos de carne e duas sobremesas.