Se esperavam ver esta novidade de uma marca como a Samsung ou a Huawei, como estas têm prometido nos últimos tempos, desenganem-se.
O primeiro smartphone dobrável é da Rouyu Technology, chama-se FlexPai e já foi anunciado.
A pouco conhecida tecnológica chinesa já tem dispositivos dobráveis prontos a serem lançados. O FlexPai surge com três modelos de diferentes capacidades – 6GB de RAM + 128GB de armazenamento, 8GB + 256GB e 8GB + 512GB, mas com dimensões e design semelhantes.
Meio tablet e meio smartphone, o FlexPai tem um ecrã de 7.8 polegadas – não se sabe se é LCD ou AMOLED – e uma espessura de 7.6 mm. Está equipado com um par de lentes de 16MP e 20MP e promete um carregamento até aos 80% de capacidade em apenas 60 minutos. Curiosamente, não foi revelada a capacidade da bateria deste equipamento.
Onde parece estar bem à frente da competição não é na sua capacidade flexível, mas sim no processador que incorpora. Segundo algumas fontes, o FlexPai usa um SnapDragon 8150, também conhecido como o SnapDragon 855, que ainda não foi formalmente anunciado.
data-lang=”pt”>
This is the “world’s first foldable screen phone” released by Rouyu Technology, which will use the Snapdragon 8150 processor, but its design is very rough, just to seize the “first”, this is a futures product. pic.twitter.com/M0v9o2z0Bw
— Ice universe (@UniverseIce) 31 de outubro de 2018
No vídeo em cima, é também possível ver o dispositivo em ação que funciona basicamente como seria de esperar. Aberto é um pequeno tablet, fechado opera como um smarphone com imagem na frente e no verso. E sim, traz o sistema operativo Android.
No entanto, parece também ser um protótipo. Fechado parece ainda demasiado grande para colocar no bolso, fugindo à tendência de ecrãs sem moldura, e o ecrã parece ficar todo dobrado após alguma utilização.
Agora é uma questão de tempo até ver como responde a concorrência.
Quem quiser experimentar o novo FlexPai terá que importar da China e ter uma conta preparada. O modelo mais barato custa aproximadamente 1140€ e o mais caro lança-se para os 1650€.