Festa do Cinema registou perto de 250 mil espectadores

As previsões otimistas confirmaram-se e a Festa do Cinema conseguiu, em 2018, o maior número de visitantes de sempre.

Os dados divulgados pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual revelam que houve um aumento de 13,17% para um total de 246.221 espectadores, mais 28.649 visitantes do que nos três dias da Festa do Cinema 2017, que aconteceu entre 22 e 24 de maio. Excluem-se, destes números, as sessões em 3D, IMAX e 4DX.

Foram batidos todos os recordes diários das edições anteriores da Festa do Cinema e foi quebrada uma marca histórica no terceiro dia da edição de 2018: pela primeira vez, esta festa levou mais de 100 mil espectadores (101.635 para sermos mais precisos) às salas de todo o país num só dia, naquela que foi a melhor quarta-feira do ano. Dá gosto ver as salas de cinema assim.

Aliás, a mudança da festa de maio para outubro revelou-se um verdadeiro sucesso, uma vez que eram muitos os filmes com potencial para levar muito público ao cinema.

Naturalmente, foi em Lisboa que se registou o maior número: 84.088 espectadores, o que representa 34,15% do público total. Seguiu-se Porto (40.209, 16,33%), Setúbal (27.637, 11,22%) e Coimbra (19.353, 7,86%).

E quais os filmes mais vistos? Pois bem, sabe-se que os portugueses sempre gostaram imenso de comédias e da série Mr. Bean, pelo que, sem surpresas, com o mais visto foi mesmo Johnny English Volta a Atacar (47.346 bilhetes vendidos), protagonizado por Rowan Atkinson, o mesmo que dá vida à personagem.

Esta película foi seguida de muito perto pelo drama Assim Nasce Uma Estrela (44.621) e pelo spin-off de um dos anti-heróis da Marvel, Venom (43.192).

O projeto que também acabou por usufruir desta iniciativa foi mesmo a longa-metragem Pedro e Inês, o quinto mais visto nestes três dias e, por sinal, o único filme português a entrar no TOP 20.

Com a participação de mais de 500 salas de cinema, cineteatros e cineclubes de todo o país, 94 mil lugares e 1.885 sessões disponíveis, esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso.

A Festa do Cinema é promovida pela APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais e GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.


 

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,250FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Venom 2 recebe um novo nome e uma nova data

Venom: Let There Be Carnage chega em 2021.

Festa do Cinema: Filmes em 3D e com lugares VIP também vão custar 2,5€

Quem já foi a uma Festa do Cinema, saberá por esta altura que, naqueles três dias em que decorre...

Festa do Cinema está de volta com bilhetes a 2,50€. E este ano há duas edições

Estavam à espera de uma oportunidade para ir ver os filmes em exibição no cinema a preço reduzido? Pois...

“Venom” vai regressar com uma sequela

Apesar da receção crítica ter ficado muito aquém das expectativas, Venom foi um sucesso de bilheteiras a nível global...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Algarve distinguido pela 1ª vez como “Melhor Destino de Praia do Mundo”

Depois da distinção a nível europeu, a região recebe agora, pela 1ª vez, o reconhecimento a nível mundial​.

Acabaram-se as pipocas nas salas de cinema

A Direção Geral da Saúde acaba de proibir a venda de produtos alimentares e refrigerantes nos cinemas.

Roaming. Yorn vai dar mais gigas para usar no estrangeiro

Uma boa novidade que a empresa tem vindo a implementar cada vez que começa um novo ano.