Análise – Farming Simulator 17 Platinum Edition: Vale a pena ser agricultor?

Farming Simulator é um jogo muito peculiar e, certamente que, não é um jogo para toda a gente, principalmente para quem abomina jogos do estilo simulador. Mas se querem soltar o agricultor que têm dentro de vós, então Farming Simulator 17 Platinum Edition é a escolha ideal, podendo tornar-se altamente viciante.

- Publicidade -

Na versão que tivemos acesso, a Platinum Edition, esta traz o jogo original juntamente com a Platinum Expansion, que nos leva a lavrar as terras da região de Estancia Lapacho, na América do Sul. Se já tiverem o jogo original, basta adquirirem a Platinum Expansion que recebem todos as melhorias e atualizações do jogo, além de todos os DLCs lançados até hoje.

O objetivo é claro: ser o melhor agricultor do mundo. Enquanto agricultores, necessitamos de fazer a melhor gestão agrícola possível, tal e qual como se estivéssemos na vida real, onde existem mais desafios que recompensas.

Assim que aparece o menu de jogo, quase que automaticamente seguimos para o modo Carreira. Aqui temos as dificuldades Fácil, Normal e Difícil, variando cada uma em termos de exigência quanto a objetivos de jogo ou em relação às nossas colheitas e dívidas ao banco. Ou seja, imaginando que começamos no modo Fácil e ficamos profissionais da agricultura em pouco tempo, podemos perfeitamente recomeçar tudo de novo numa dificuldade mais exigente para uma sessão de jogo mais desafiante.

Seleccionamos o nosso personagem, homem ou mulher, escolhemos o mapa (podendo logo escolher o novo mapa da Platinum Expansion ou os originais Goldcrest Valley ou Sosnovka) e entramos no nosso terreno. Mas antes de tudo, um pequeno tutorial que serve mais como uma rápida visita guiada para ensinar os princípios básicos do jogo, e, principalmente, para perceber como devemos operar as máquinas. Devem seguir esta recomendação se nunca jogaram um jogo do género, até porque o tutorial nem é muito extenso, mas até dava jeito que fosse.

Começamos sem grandes posses, com um veículo e um pequeno terreno, mas com a ambição de querermos ser gigantes.
As primeiras manobras podem ser realmente complicadas, portanto nada como aprimorar as nossas capacidades de condução de máquinas agrícolas e comprar veículos mais fáceis de manobrar.

Após algum tempo de volta de campos e de máquinas, percebemos que a palavra “jogo” não é a mais apropriada para este título. Devemos, sim, chamar simulador, pois pretende simular uma profissão da vida real.

Trabalhar, recolher pontos (dinheiro), investir em novos terrenos ou em novas máquinas, contratar pessoal, reparar avarias e voltar a trabalhar. Esta é a ordem do jogo. Temos de cumprir requisitos, devemos operar as máquinas como se as estivéssemos a conduzir na realidade, e, sobretudo, precisamos de muita paciência para que tudo comece a evoluir.

Por aqui já percebemos que a jogabilidade rapidamente torna-se monótona, quase como se estivéssemos em círculos a fazer as mesmas tarefas vezes e vezes sem conta.

Mas essa é uma consequência natural de um simulador, nunca tendo uma história propriamente definida a seguir. Seguimos o nosso instinto e percorremos terrenos de forma a perceber como podemos ser melhores no nosso trabalho. E, assim, damos por nós já com imensas horas de Farming Simulator em cima.

Podemos preparar a terra até à colheita, lavrar a terra, limpar uma pocilga, cortar e transportar árvores para processamento de madeira ao conduzir comboios (uma novidade na Platinum Expansion), tratar dos animais e ainda vaguear a pé pelo campos e colecionar as pepitas de ouro que se encontram espalhadas em diversos locais. Nesta renovada edição, é ainda possível cultivar girassóis e feijões pela primeira vez.

A adição da região da América do Sul veio dar uma nova dinâmica ao simulador, já que as regiões originais eram pacíficas demais. Em Estancia Lapacho, temos novas paisagens e vegetação, animais típicos da região e a possibilidade de fazer o cultivo da cana do açúcar, uma indústria de elevada importância no Brasil e que possui técnicas e processos muito próprios. Ao mesmo tempo que jogamos, podemos ligar o rádio e ouvir várias das músicas presentes. Acreditem, acaba por ser relaxante.

No fundo, foi mesmo isso que a nova expansão veio trazer: mais conteúdo. Quando Farming Simulator 2017 saiu, estavam disponíveis mais de 200 veículos e equipamentos agrícolas de 70 marcas conhecidas como a Fendt, Massey ou Ferguson. Com a expansão, vieram não só novas ferramentas e animais, como o aumento para mais de 275 veículos de cerca de 80 marcas, incluindo as novas Stara, TT, Bizon e Gessner Industries, exclusivas da Platinum Expansion.

Esta é uma série que traz um novo título de dois em dois anos. Portanto, a última versão foi a de 2015. Neste caso, no departamento gráfico, há boas diferenças em relação a essa edição. Apesar do aspeto do simulador deixar algo a desejar em pleno 2017, o mundo jogável é bastante denso e variado, havendo vários tipos de habitações diferentes, bem como pessoas e automóveis a circular. Em termos de máquinas agrícolas, estão bem conseguidas em relação às versões da vida real.

No que toca à longevidade, é algo que vai depender muito da vontade de cada um. Ou seguimos a rotina habitual ou tentamos dominar todas as máquinas existentes. Garanto-vos que ambas as opções irão ocupar-vos imenso tempo.

Farming Simulator 17 tem ainda disponível a opção de modo cooperativo até um máximo de 16 jogadores. Também aqui podem perder muitas e muitas horas, seja a fazer corridas de tratores ou a realizar diversas tarefas em conjunto com amigos ou completos desconhecidos.

Ligando-se online têm ainda acesso a vários mods, que vêm oferecer máquinas novas ou modificações que vão influenciar a experiência de jogo. É incrível a dedicação da comunidade à criação destes mods, o que demonstra, e bem, a paixão por este simulador.

Contas feitas, Farming Simulator 2017 Platinum Edition é a derradeira edição para todos os aficionados da série. Se têm o jogo original, devem comprar a Platinum Expansion. Caso não possuam a versão e queiram entrar no mundo agrícola, atirem-se logo para a versão Platinum Edition. Apesar de ser um jogo muito direccionado para um nicho em específico, é um jogo que vale a experimentar e onde todos os fãs da série vão ter muito por onde explorar.

Farming Simulator 2017 Platinum Edition
Nota: 7/10

O jogo foi cedido para análise pela Ecoplay.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,471FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

OPPO Find X será das primeiras séries de smartphones 5G com o novo processador Snapdragon 888

Os novos dispositivos deverão chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2021.

Samsung pode estar em vias de acabar com a linha Galaxy Note

As quebras no segmento e pandemia de COVID-19 são as razões apontadas para este possível fim.

Corsair iCue 4000X RGB – Forma, função e estilo

Seja num cenário profissional de produtividade, lazer ou entretenimento, a caixa é, por vezes, deixada para último plano quando se monta um PC. Mas não deveria de ser o caso.