Facebook e Instagram vão começar a identificar conteúdo gerado por IA

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A Meta considera que é preferível adicionar rótulos e contexto a estes conteúdos, em vez de os remover como tem feito até agora.

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em diversos setores da sociedade. Agora, a Meta revela que vai começar a identificar sons, imagens e vídeos gerados por inteligência artificial nas redes sociais Facebook, Instagram e Threads, já a partir do próximo mês de maio. Isso muda a política existente que era de excluir conteúdo conforme apropriado.

“Planeamos começar a rotular o conteúdo gerado por IA em maio de 2024”, explicou Monika Bickert, vice-presidente de políticas de conteúdo de controlo do Facebook, Instagram e Threads, especificando que o rótulo Made with AI seria afixado num maior número de conteúdos de vídeo, áudio e imagem do que anteriormente.

Este conteúdo será sinalizado pela plataforma se detetar “indicadores de imagem de IA padrão da indústria” ou se “as pessoas indicarem que estão a carregar conteúdo gerado por IA ”, disse a responsável.

A Meta anuncia de forma mais geral que irá modificar a sua forma de processar conteúdos modificados pela IA após consulta ao seu conselho fiscal, estimando que a “transparência e mais contexto são agora a melhor forma de processar conteúdos manipulados, a fim de evitar o risco de desnecessariamente restringir a liberdade de expressão”. Neste caso, considera agora que é preferível adicionar rótulos e contexto a estes conteúdos, em vez de os remover como tem feito até agora.

Facebook e Instagram - Inteligência artificial

Facebook e Instagram vão estar mais atentos ao conteúdo gerado por Inteligência Artificial

O grupo de Mark Zuckerberg esclareceu, no entanto, que continuará a remover das suas plataformas qualquer conteúdo, seja criado por um ser humano ou por uma IA, que vá contra as suas regras “contra a interferência no processo eleitoral, a intimidação, o assédio, a violência […] ou qualquer outra política contidos nos nossos padrões comunitários”. Também depende da sua rede de cerca de 100 verificadores de factos independentes para detetar conteúdos falsos ou enganosos gerados pela IA.

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