Facebook clarifica termos de utilização e política de dados

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Para o Facebook, é importante mostrar aos utilizadores como funcionam os seus produtos, uma vez que só assim poderão tomar decisões informadas sobre a sua privacidade.

Nesse sentido, a maior rede social do planeta está a atualizar os seus termos de utilização, que incluem o seu compromisso para com todos os que usam a rede social. A política de dados está também a ser atualizada para que se possa compreender mais claramente que dados são recolhidos e como é que estes são utilizados no Facebook, Instagram, Messenger e outros produtos.

Estas atualizações têm como objetivo tornar tudo muito mais claro. O Facebook não está a pedir novos direitos de recolha, utilização e partilha e dados aos utilizadores, nem a alterar nenhuma das opções de privacidade feitas por estes até à data.

Eis alguns exemplos destas novas atualizações:

Novos recursos e ferramentas: O Facebook está a fornecer mais informação sobre recursos introduzidos recentemente. Desde a última atualização dos termos e política de dados, há três anos, que passou a ser possível comprar e vender no Marketplace, iniciar uma Angariação de Fundos por uma causa, partilhar vídeos Live e 360 e adicionar efeitos criativos a fotografias.

Experiência personalizada: A experiência de cada pessoa no Facebook é única e a rede social partilha agora mais informação sobre o seu funcionamento, explicando como é que utiliza os dados de cada um e porque é necessário fazê-lo para personalizar os posts e anúncios que cada pessoa vê, bem como os Grupos, amigos e Páginas que lhe são sugeridos.

Informação partilhada: O Facebook não vende os dados dos seus utilizadores a ninguém. A rede social é responsável por manter os dados seguros e protegidos e impõe restrições estritas na forma como os seus parceiros podem utilizar e divulgar os dados. Todas as circunstâncias de partilha de informação são explicadas e o compromisso para com os utilizadores está mais clarificado.

Publicidade: O utilizador controla os anúncios que vê e o Facebook não partilha informação com os anunciantes. A política de dados explica mais detalhadamente como é tomada a decisão de mostrar os anúncios e a quem.

Empresa única: O Facebook, o WhatsApp e o Oculus fazem parte da mesma empresa e é explicado como os serviços, infraestrutura e informação são partilhados. É agora também mais claro que o Facebook é a entidade corporativa que fornece os serviços de Messenger e Instagram, que a partir de agora utilizam a mesma política de dados. A experiência dos utilizadores não será alterada em nenhum destes produtos.

Informação dos dispositivos: Os utilizadores pediram para ter acesso a toda a informação que o Facebook recolhe dos dispositivos por eles utilizados, questionando se as configurações destes eram respeitadas (em suma: sim, são respeitadas). O Facebook acrescentou informação específica sobre os dados que recolhe quando são sincronizados os contactos de alguns dos seus produtos, incluindo o histórico de chamadas e sms.

Abordagem a comportamentos prejudiciais: O Facebook explica agora melhor como combate o abuso e investiga atividades suspeitas, fazendo-o inclusive através da análise do conteúdo partilhado pelos utilizadores.

Durante os próximos sete dias, os utilizadores poderão dar o seu feedback sobre os termos de utilização e política de dados. Uma vez finalizados, os documentos serão publicados e será pedido aos utilizadores que concordem com eles no Facebook, juntamente com informação sobre as opções que têm sobre a sua privacidade.


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