fbpx

Exposição mostra o futuro da joalharia portuguesa

Sendo um dos setores da economia com mais rápido crescimento internacional, a joalharia portuguesa está a afirmar-se no mundo pela forma como conjuga a tradição da arte e as técnicas artesanais com uma nova visão criativa e inovadora. Uma joalharia 4.0 para conhecer no espaço 560 do Ministério da Economia até 19 de outubro.

A exposição Shapers 4.0 conta a história de doze artesãos, mestres do ofício, que cravam em cada peça o saber-fazer e experiência passados de geração em geração e acrescentam um cunho pessoal de inovação e criatividade. Uma experiência sensorial que transporta o visitante para o ambiente das oficinas tradicionais, através de sensações, sons e interações.

A mostra, também ela totalmente digital, acompanha um ciclo de debates com as marcas e os protagonistas que estão a liderar a transição da joalharia portuguesa para os novos contextos do mercado global e digital. Esta é uma iniciativa da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, a convite do Ministério da Economia.

O próximo debate tem lugar a 1 de outubro, com o tema “Craftsmanship na Economia Global“, e partilha o exemplo duas designers de joalharia reconhecidas internacionalmente: Liliana Guerreiro, que venceu o prémio de “Melhor Peça de Joalharia” na maior feira do setor na Alemanha, a Inhorgenta Munique, e Susana Martins, portuguesa que fez carreira no Dubai, tendo criado a sua marca própria. A gestora e investidora Luísa Delgado junta-se ao painel, moderado por Catarina Portas, d’A Vida Portuguesa.

O ciclo termina a 18 de outubro, com o debate “Social & Instagramables” sobre a importância dos novos canais digitais de contacto com o consumidor, dando o exemplo de marcas que vivem no ambiente digital e utilizam as redes sociais como meio de conexão e influência: Cinco, Mel Jewel e o projeto que reúne várias designers de joalharia contemporânea, a Collectiva.

O espaço 560 do Ministério da Economia fica na Rua da Horta Seca, nº15, em Lisboa. A exposição tem entrada livre e gratuita, entre as 10h e as 17h. As conferências iniciam às 17h e são também de entrada livre, mas é necessário pré-inscrição para o geral@aorp.pt.


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Exposição “A Arte Chegou ao Colombo” celebra 10 anos com o apoio a artistas em início de carreira

A 10.ª edição surge num formato único, adaptado à nova realidade da pandemia.

Exposição de Harry Potter em Lisboa já não vai reabrir

Se tudo tivesse decorrido normalmente, a Harry Potter: The Exhibition deveria ter-se despedido da capital lisboeta no passado dia 8 de abril. Porém, o surto de COVID-19 fez com que a exposição dedicada àquele universo terminasse abruptamente a 16 de março.

Exposição portuguesa de arte contemporânea mOstra é inaugurada de forma virtual

Ao longo das suas várias edições, a Mostra registou mais de 25.000 pessoas.

Oeiras vai receber uma mega exposição de construções LEGO

É, na verdade, a maior exposição nacional de construções LEGO. Chama-se BRInCKa e, após várias edições espalhadas pelo país desde 2010, Oeiras volta a receber mais uma edição, naquela que será a quinta vez que a cidade acolhe o evento.
- Publicidade -

Mais Recentes

Celebra o aniversário do Batman com o LEGO do seu Batwing

O novo set de coleção é inspirado no icónico veiculo do filme de 1989.

Câmara Municipal de Lisboa vai continuar a apostar em água reutilizada para lavar as ruas e regar espaços verdes

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a proposta para a construção da Rede de Água Reutilizada de Lisboa na Zona Ribeirinha e Bairro Alto.