Sabiam que existe um “palácio da Disney” em Sintra?

Está ao abandono e foi construído ilegalmente pelo empresário Carlos Maia Nogueira.

palácio da Disney
Foto: SIC
- Publicidade -

São 9.000m2 no Parque Natural de Sintra-Cascais, mais especificamente na Quinta da Felicidade, e foram, em tempos, sinal de muito luxo: uma mansão, três piscinas, salão de festas e uma espécie de palácio da Disney.

Este palácio teve, inclusive, permissão da própria Disney para ser construído, que enviou ao empresário Carlos Maia Nogueira tanto plantas, como fotografias, para que pudesse avançar com esta “cópia”. Na altura, o objetivo do empresário era construir uma casa de bonecas para a filha.

Carlos Maia Nogueira chegou a ser conhecido como o rei da microinformática. O empresário é o fundador da Solbi, empresa que chegou a ser líder de mercado e que vendeu o primeiro computador pessoal em Portugal.

O empresário e família viviam, na altura, na Quinta da Felicidade, espaço que também acolhia os eventos da Solbi. Porém, o fim do império nos anos 2000, e a respetiva acumulação de dívidas, levaram ao fim de todos os luxos.

A falência fez com que a família abandonasse a propriedade e, sem vigilância, acabou por ir sendo destruída aos poucos. No que toca ao “palácio da Disney”, o edifício, construído sem licença em zona protegida, tem sido vandalizado ao longo dos anos, estando bastante degradado. Alvo de um processo de execução, o palácio, que chegou a valer cinco milhões de euros, pode agora ser adquirido por 1,5 milhões.

Entre 1995 e 1998, o palácio recebeu várias ordens de demolição por parte da Câmara de Cascais, mas tal nunca chegou efetivamente a acontecer. Contactada pela SIC, que fez recentemente uma reportagem sobre o local, a autarquia explicou que, por dificuldades várias, estes processos de demolição nunca foram executados. Uma das dificuldades prende-se com o facto de a primeira empresa proprietária ter declarado falência. A partir daí, diz a estação de Paço de Arcos, abriu-se uma disputa entre privados, dado que não há clarificação sobre quem tem os direitos reais de propriedade.

A Quinta da Felicidade foi registada em nome de uma das empresas de Maia Nogueira, entretanto falida. O atual credor é o Banco BIC, que comprou a hipoteca do extinto BPN. Carlos Maia Nogueira é o fiel depositário e espera que, em breve, seja vendido, até para evitar uma degradação ainda mais acentuada.

Ao longo dos anos, várias têm sido as pessoas a visitar este espaço, sozinhas ou com amigos. Recentemente, e dado o boom do Tik Tok, o palácio da Disney voltou a ganhar novo destaque entre os mais jovens.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Mercadona começa a contratar para o supermercado de Sintra

Estas são as primeiras ofertas de emprego para operadores de supermercado no distrito de Lisboa.

O Melhor Croissant da Minha Rua abre nova loja em Sintra

Além de poderem passar pela loja e devorar os croissants, podem ainda pedir para levar para casa.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Cinco empresas já têm licença para explorar o 5G em Portugal

Só falta a MEO, que ainda não fez o pagamento.

Passageiros de voos internacionais terão de apresentar um teste negativo no momento do embarque (além do certificado digital) para Portugal

Se este teste não for apresentado, o passageiro pode não embarcar e as companhias áreas ficam sujeitas a coimas.