Não estamos aqui a falar de lealdade em relações humanas, mas sim na continuação de utilização de dispositivos em plataformas Android e iOS.
Numa investigação levada a cabo pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), chegou-se à conclusão que os utilizadores Android mantêm-se mais fiéis à plataforma durante mais tempo do que os utilizadores iOS. Mas isto nem sempre foi assim.
O estudo, que analisou uma amostra de 500 utilizadores entre março de 2013 e dezembro de 2017, mostra que, algures a meio de 2014, os utilizadores iOS começaram a piscar o olho aos dispositivos Android, tornando-se fiéis com regularidade ate á o presente.
Josh Lowitz, co-fundador da CIRP, tenta arranjar uma explicação dizendo que “ao longo do tempo, a lealdade em ambiente Android aumentou gradualmente à medida que a paridade de aplicações de música e vídeo também aumentava, assim como a experiência de utilização, o que fez com que começassem a ficar muito semelhantes entre os diferentes dispositivos. Os utilizadores Android também têm a vantagem de beneficiar de um leque mais vasto de equipamentos que os permite mudar de hardware sem terem que aprender a mexer num novo sistema operativo.”
Apesar desta troca, os valores que atualmente se encontram entre nos 91% para Android, e 88% para iOS, mostram-se bastante estáveis, obrigando a Google e a Apple a realmente inovar de modo a levarem utilizadores para o seu lado.
Apesar da sua estabilização, Mike Levin, outro co-fundador da CIRP, explica que “a lealdade de utilização está o mais alto que alguma vez vimos, com valores entre os 85% e os 90% em qualquer momento.” Continuou explicando também que, agora, “os utilizadores escolhem um (lado) aprendem, investem nas aplicações e ficam na sua. Agora a Apple e a Google tentam encontrar maneiras de vender produtos e serviços para estes consumidores leais.”
Guerras de utilizadores de parte, algo que este estudo revela é que também os utilizadores estão mais certos, convictos e confortáveis nas suas escolhas.