Tudo devido ao novo interface em torno dessa estação.
O Metro do Porto está a arrancar com a empreitada de renovação do pólo intermodal do Hospital São João. Esta intervenção no términos Norte da Linha Amarela (D), um investimento na ordem dos três milhões de euros, envolve a construção de um interface coberto da estação e de duas lojas Andante, uma no final da linha e outra no Pólo Universitário.
O projeto inclui ainda uma cafetaria e melhores condições para a ligação entre a Linha Amarela e os autocarros da STCP, um espaço coberto e confortável para os clientes, mas também para os trabalhadores dos diversos operadores de transportes, substituindo instalações provisórias há muito ali instaladas. No Pólo Universitário, o projecto integra uma nova Loja Andante, igualmente com cafetaria, na alameda situada entre os acessos à Estação de Metro e próximo à entrada principal do I3S.
Esta é uma obra cujo impacto não se limita à significativa melhoria das condições de conforto e ao incremento da intermodalidade na zona do Hospital e do Pólo da Asprela. A intervenção terá consequências relevantes em toda a extensão da Linha Amarela, cuja operação regular poderá progressivamente aumentar dos actuais 11 para uns futuros 16 veículos por hora e sentido. Este aumento de quase 50% traduz-se numa melhoria direta das frequências de circulação ao longo do percurso que liga o Hospital de S. João a Santo Ovídio (e posteriormente, com a empreitada de prolongamento da linha, também a Vila d’Este). Conhecida como “a linha das linhas” (dado que representa mais de um terço da procura total da rede), o grande eixo Norte-Sul do Metro do Porto ganhará maior capacidade (para servir até cerca de sete mil clientes/hora/sentido) e melhores frequências (podendo ir até intervalos de três minutos e meio entre veículos).
No imediato, a obra obriga ao encerramento temporário da Estação Hospital São João até ao final do ano. A partir da manhã de domingo, dia 29 de agosto, a Linha Amarela passa a ter serviço apenas até à Estação IPO. Nos próximos quatro meses, os veículos em circulação neste eixo farão alternadamente términos, no extremo Norte, na Estação IPO (com uma frequência de 12 minutos em dias úteis) e na Estação Pólo Universitário (com uma frequência de 6 minutos). Este é o modelo de operação que se irá manter ao longo dos próximos quatro meses, até ao final de dezembro.
No âmbito desta intervenção, mas apenas em curtos períodos do próximo fim-de-semana, estará condicionado o serviço da Linha Amarela no términos Sul. Assim, entre as 00h e a 1h30 (fim da operação) de dia 28 de agosto e, depois, entre as 23h do mesmo dia 28 e as 10h de dia 29, não haverá serviço na Estação de Santo Ovídio. A operação far-se-á em Gaia, até à Estação D. João II.