Prevê-se que a Estação de Sacavém venha a constituir-se como uma importante interface na mobilidade das pessoas que se desloquem às próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023.
É na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, que começam as obras de reabilitação da Estação de Sacavém, na Linha do Norte.
A estação, com uma média anual de cerca de 280 mil passageiros, insere-se numa área urbana, servindo os concelhos de Loures e Lisboa.
A intervenção, com um investimento de 540 mil euros, tem como principais objetivos a reorganização e ampliação do parque de estacionamento, bem como a beneficiação geral da estação e zona envolvente, através do desenvolvimento de um conjunto alargado de melhorias, nomeadamente:
- A substituição da iluminação da zona do edifício de passageiros (EP);
- A colocação de proteções nos abrigos das plataformas de passageiros;
- A instalação de mobiliário urbano nas plataformas e no parque de estacionamento;
- A substituição da sinalética existente;
- O aumento da capacidade do parque de estacionamento para 76 veículos ligeiros;
- A construção de um acesso pedonal, em escada, entre a plataforma da linha 4 e o parque de estacionamento público, localizado a nascente da estação.
A intervenção vem responder a novos critérios de acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança, cada vez mais valorizados nos espaços ferroviários, tendo ainda como referência as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023, que terão lugar nas imediações, prevendo-se que a Estação de Sacavém venha a constituir-se como uma importante interface na mobilidade das pessoas que se desloquem ao evento.