Ensaio ao Ford Focus 1.5 EcoBlue 120cv Active SW – A arte de “envelhecer” bem

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Após termos testado nos últimos tempos o Ford Focus ST-Line, com motorização a gasolina, desta vez a Ford proporcionou-nos um ensaio à Station Wagon Ford Focus Active 1.5 EcoBlue 120cv com motorização a diesel.

Como já tinha dito anteriormente, a Ford deu um passo importante em termos de qualidade, e o melhor exemplo é o novo Fiesta. O Focus segue o caminho de seu irmão, com uma notável melhoria nos materiais do painel e na solidez dos controlos. A situação dos diferentes elementos também é bem alcançada; por exemplo, a porta USB está bem indicada e convenientemente acessível.

A habitabilidade nos bancos dianteiros não admite falhas e os bancos fornecem um bom suporte. Atrás, existe um espaço correto para as pernas e os pés – o chão é praticamente plano -, enquanto a largura é maior que a média do segmento. O novo Focus é um carro muito confortável e, em termos de condução, temos o seletor – Eco, Normal e Desportivo – que, além disso, é padrão em toda a linha, e sobre o qual já falámos em artigo anterior.

Ford Focus 1.5 EcoBlue 120cv Active SW

Ao dispor está também um conjunto de tecnologias inteligentes para proteger o condutor, a família e os outros utilizadores da estrada. Por exemplo, a Travagem ativa e a Assistência pré-colisão com deteção de peões e ciclistas avisam-nos de possíveis colisões e, em alguns casos, podem aplicar automaticamente os travões se o condutor não reagir a tempo. Podem consultar toda a lista de equipamentos no site da Ford.

A versão intermédia a diesel, o 1.5 EcoBlue 120 CV, é mais do que suficiente para viajar com facilidade. No entanto, a sua maior virtude é o consumo: o número oficial é de 3,7 litros/100 km e é possível cair para os 5 litros/100 em condições reais – pelo menos, com duas pessoas a bordo e sem bagagem. Obviamente, não é tão refinado como a versão a gasolina, principalmente quando se trata de ruídos e vibrações.

Esta versão Active tem como base o Focus Saloon, incorporando proteções plásticas nos arcos das rodas, para-choques e jantes específicas… A altura ao solo também foi aumentada em 30mm em comparação à versão original.

Para quem gosta de conduzir, mas sem ser de uma forma apressada, o Ford Focus continua a ser uma boa escolha. Se, por um lado, a sua condução é fácil, por outro envolve o condutor nesse processo ao invés de o afastar, proporcionando-lhe bons momentos ao volante sem tornar a condução desgastante e cansativa.

Ford Focus 1.5 EcoBlue 120cv Active SW

A versão ensaiada cifrava-se pelos 30.000€ já com alguns extras, dos quais destaco a lindíssima pintura metalizada “Metropolis” White, e os seguintes packs:

  • Pack Conforto – Ar Condicionado Automático, Faróis automáticos e limpa pára-brisas automático, Sistema de Chave Inteligente, retrovisor interior electrocromático e retrovisores eléctricos e recolhíveis;
  • Pack Driver – Sistema de Estacionamento Automático; câmara de visão traseira e protecção nas portas;
  • Pack Driver Plus – Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Faróis máximos automáticos, Sistema de detecção de obstáculos e controlo automático de velocidade adaptativo (com transmissão automática inclui o sistema Stop&Go e o sistema de aviso de saída de estrada com manutenção na faixa);
  • Pack Parcial Couro Active – Estofos parcialmente em couro Charcoal Black, com pespontos azuis, ajuste eléctrico do banco do condutor em 4 posições, bancos dianteiros aquecidos;
  • Pack Estilo Plus Active – Jantes de Liga Leve 18″, Vidros escurecidos, Faróis LED adaptativos anti-encandeamento
Ford Focus 1.5 EcoBlue 120cv Active SW
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