Conhecendo a situação atual, são várias as empresas que passaram a disponibilizar serviços gratuitamente ou a não cobrar pelos mesmos. Desta vez falamos da EMEL, empresa municipal de estacionamento de Lisboa, que deixa de cobrar parquímetros até 9 de abril.
Esta suspensão do pagamento na via pública nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nos locais delimitados para o efeito, acontece todos os dias da semana, fins de semana e feriados.
A empresa permite ainda o estacionamento gratuito nos parques de estacionamento da EMEL dos veículos com dístico de residente válido para a área de implantação de cada parque (mediante informação da matrícula pelo intercomunicador no acesso).
Adicionalmente, a EMEL irá ainda encerrar os elevadores públicos a cargo da própria, bem como adotar medidas de desinfeção das bicicletas do sistema partilhado GIRA, permitindo manter, para já, o sistema em funcionamento, recomendando-se o estrito cumprimento das regras de higiene individual.
Já a Empark alargou as avenças noturnas nos seus parques de estacionamento. Ou seja, se antes vigoraram durante a semana das 18h às 9h e todo o dia durante os fins de semana e feirados, agora funcionam durante 24 horas, todos os dias da semana.
“Há famílias e trabalhadores em quarentena voluntária que preferem sempre recorrer ao uso do seu próprio transporte e evitar riscos de contágio. Entendemos que esta medida é muito positiva no sentido de facilitar a vida dos residentes de Lisboa que se encontram nesta fase a trabalhar desde casa”, refere Paulo Nabais, diretor geral da Empark Portugal, em comunicado.
Recorde-se que, no Porto, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, já tinha anunciado o fim das tarifas de estacionamento à superfície.