Há mais um email fraudulento a fazer-se passar pela Autoridade Tributária e Aduaneira

- Publicidade -

Não é a primeira vez que tal acontece, e infelizmente também não será a última, pelo que todo o cuidado é pouco. Depois de, em meados de fevereiro, termos alertado para um email falso que se fazia passar pela Autoridade Tributária e Aduaneira, há agora um novo email fraudulento que quer enganar os utilizadores.

Mas não passa de mais um esquema para enganar os mais distraídos. Portanto, já sabem, se receberem um email duvidoso, apaguem-no no imediato. Não carreguem em nenhum dos links que surgir nestes emails.

Como identificar que é um email falso e que não é, de facto, enviado pela Autoridade Tributária?

Devem começar por verificar logo qual é o remetente. Neste caso, são endereços como info.wKK@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares. E como podem verificar, a parte inicial do email não é nada comum, e deixa-nos desconfiados, uma vez que coloca a palavra “info”, depois um ponto final e, seguidamente, “wKK”. Isto não faz qualquer sentido.

Porém, este é daqueles emails que, pelo endereço, pode enganar. Afinal, termina em @portaldasfinancas.gov.pt. No entanto, este endereço não é o utilizado pela Autoridade Tributária para comunicar aos contribuintes, uma vez que a entidade fá-lo através do endereço @at.gov.pt.

Ou seja, isto pode de facto enganar, pelo que nada como, além do email, ficarem atentos ao corpo do email.

Autoridade Tributária

Como podem ver pela imagem aqui em cima, o email, apesar de estar escrito corretamente em Português de Portugal, o que é raro, está mal formatado e usa o negrito onde diz “documentos abaixo” e no código de envio. E isto não é comum.

No fim, há ainda uma ligação que diz “Consultar documentos e-Fatura”, mas a própria apresentação deixa-nos de pé atrás.

Não devem, por motivo algum, carregar no link sugerido, uma vez que encaminha para sites que infetam os computadores com códigos maliciosos de phishing, utilizados para roubar dados bancários ou de outros serviços.

Segundo a Exame Informática, o uso do @portaldasfinancas.gov.pt deve-se a uma “má configuração das regras do sistema conhecido por Sender Policy Framework (SPF; Políticas de Trabalho Para o Envio de Mensagens é uma das traduções possíveis para português), que permitem definir que servidores podem ser usados para enviar mensagens em nome do Portal das Finanças”.

Em plena fase de entrega do IRS, este é um email que pode muito bem confundir os contribuintes, pelo que ficam avisados desde já. Olhem para o endereço de email e analisem. Se vos parecer suspeito deve eliminar no imediato.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados