Atenção, anda a circular um email falso que se faz passar pela Autoridade Tributária

- Publicidade -

Não é a primeira vez que tal acontece, e infelizmente também não será a última, pelo que todo o cuidado é pouco. Está a circular um novo email fraudulento que quer fazer acreditar os utilizadores que têm dívidas pendentes, parecendo tratar-se de algo enviado pela Autoridade Tributária.

Mas não passa de mais um esquema para enganar os mais distraídos. Portanto, já sabem, se receberem um email duvidoso, apaguem-no no imediato. Não carreguem em nenhum dos links que surgir nestes emails.

Como identificar que é um email falso e que não é, de facto, enviado pela Autoridade Tributária?

É fácil. Primeiro, verifiquem logo qual é o remetente. Neste caso, são endereços tipo info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt. E como podem verificar, a parte inicial do email não é nada comum, e deixa-nos desconfiados, uma vez que mistura letras com números. Portanto, qualquer variante deste endereço significa o mesmo: fraude.

aviso seguranca autoridade tributaria

Além disso, e como podem ver pela imagem aqui em cima, o email contém erros ortográficos, falta de pontuação e está escrito como se fosse direcionado ao Brasil, contendo palavras como “você”.

Tal como clarifica a Autoridade Tributária no site oficial, “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido”.

Aquela entidade recomenda ainda que os utilizadores leiam o folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes