Nova aplicação ensina os portugueses a poupar energia

A ECOplay quer ajudar a alterar pequenos hábitos diários que podem fazer a diferença do ponto de vista financeiro e ambiental.

ECOplay
- Publicidade -

Numa altura em que muitas famílias portuguesas se encontram a trabalhar a partir de casa, a alteração de hábitos reflete-se, naturalmente, nas contas de energia. Por isso, nada como alterar alguns hábitos para poupar na conta da eletricidade.

É precisamente esse o objetivo da nova app ECOplay, está disponível para iOS e Android e foi desenvolvida por um consórcio europeu liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Nesta aplicação, os utilizadores têm acesso a vídeos informativos e a uma série de episódios sobre iluminação, aquecimento ou eletrodomésticos, bem como a questionários relacionados com tomadas de decisão do dia a dia, relativamente a comportamentos energeticamente eficientes.

A aplicação inclui ainda, nos níveis mais avançados, uma série de seis episódios com elementos de ficção científica e suspense onde a crise ambiental é o tema central.

Consoante a aprendizagem efetuada e o desempenho, serão atribuídos pontos e distinções, que permitirão aos jogadores progredir no ranking. Ao longo do jogo, os utilizadores recebem também notificações que o estimulam a adotar comportamentos mais sustentáveis.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu FEEdBACk, cujo objetivo é desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las com afinalidade de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores. E sim, a ECOPlay está disponível em Português.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Arranca em Évora a primeira central fotovoltaica que vai abastecer 10 mil lares

As obras estarão concluídas antes do final do ano, estando a entrada em exploração prevista para o início de 2019.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.