Ecolezíria distribui 7500 compostores domésticos em Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos

Devem, obviamente, reunir condições para efetuar a compostagem.

compostores domésticos
- Publicidade -

É uma iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), que visa incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos em casa para fazer fertilizantes naturais. A Ecolezíria, empresa intermunicipal para o tratamento de resíduos urbanos, tem à disposição dos munícipes de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos 7500 compostores domésticos para quem reúna condições para efetuar a compostagem.

Cada compostor tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. Para realizar a compostagem doméstica, as famílias têm obrigatoriamente que dispor de espaço exterior num solo com terra, como um quintal, jardim ou horta.

Os interessados podem já fazer a respetive inscrição no site da empresa ou nas juntas de freguesia, sendo que a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril, os munícipes podem ser contactados pela sua autarquia para agendar a entrega e recolha do compostor.

A ação faz parte de uma estratégia global da Ecolezíria que dá o mote à campanha A Rua é a Casa de Todos e que pretende assegurar o cumprimento das metas definidas pela União Europeia para a reutilização e a reciclagem de 55% dos resíduos urbanos em 2025 e 65% em 2030.

Outras fortes apostas deste projeto mais vasto serão a implementação de projeto piloto de recolha de lixo porta a porta, a criação de mais e melhores pontos de recolha de resíduos urbanos bem como de resíduos recicláveis, a divulgação da recolha adequada de monos e monstros, como entulho de obras ou objetos domésticos como móveis, colchões, entre outros, por parte das autarquias.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Ecolezíria disponibiliza centros de compostagem comunitária em cinco juntas de freguesia

A ideia é reforçar o incentivo da comunidade a transformar resíduos orgânicos em fertilizante natural.

Ecolezíria vai distribuir 299 ecopontos em Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos

A iniciativa prevê ainda a substituição de eventuais ecopontos danificados.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Croissant da Vila tem um versão de Natal do seu croissant gigante

Dizem que é uma "delícia que irá tornar o centro da mesa absolutamente irresistível".

KFC abre novo restaurante em Gaia

E fora de um centro comercial.