Depois de muitos rumores e de se ter deixado ultrapassar, em termos de rapidez, por outra marca bem menos conhecida, a Samsung aproveitou a realização da conferência Samsung Developer Conference para mostrar ao mundo pela primeira vez o seu smartphone dobrável.
Chama-se Infinity Flex Display (não deverá ser o nome final do produto, claro) e pode ser utilizado como um smartphone normal ou como um tablet, sendo um dois-em-um de bolso. Como? Fechado é um telemóvel como qualquer outro, funcionando de forma normal, mas aberto é um tablet de 7,3 polegadas que permite ter até três aplicações distintas ao mesmo tempo no ecrã.
Claro que este não é o equipamento final, até porque durante a apresentação, o foco incidiu-se praticamente apenas no ecrã e nesta nova possibilidade para os consumidores. As luzes de palco apagaram-se e não foi possível perceber os materiais que envolviam o resto do dispositivo em si, ainda que pareça ser algo volumoso.
A Samsung refere que teve de reimaginar o ecrã do zero, isto é, criar novo materiais para dar vida a este Infinity Flex Display, que, para funcionar corretamente e manter a qualidade de imagem, tem de conter algum tipo de mecanismo ou tecnologia para garantir que o movimento de dobrar o ecrã não provoca muito desgaste ao fim de várias utilizações.
Na prática, este será um equipamento ideal para quem anda constantemente de um lado para o outro e precisa de trabalhar bastante em viagem. Bastará, por exemplo, executar uma app em formato smartphone e abrir o equipamento para essa mesma app passar a modo tablet de forma automática.
Além deste ecrã, a tecnológica coreana está a trabalhar em ecrãs que se esticam e enrolam, mas é algo ainda numa fase muito embrionária.
Quanto ao Infinity Flex Display, Justin Denison, vice-presidente de marketing de produto da Samsung, revelou que a produção em massa deve começar nos próximos meses. Até lá, podemos esperar por mais novidades no próximo evento Unpacked, que deverá acontecer entre fevereiro e março de 2019.