DreamLab é a app da Fundação Vodafone que usa o poder dos smartphones para acelerar a investigação no combate à COVID-19

- Publicidade -

A app já existia, mas foi reprogramada para ser utilizada em plena pandemia.

DreamLab

E se, além de usarmos computadores, tal como tem estado a acontecer com o projeto Folding@Home, pudéssemos também usar a capacidade de processamento dos smartphones para acelerar a investigação sobre o coronavírus enquanto dormimos? Pois bem, isso agora é possível.

Os portugueses podem ajudar os cientistas do Imperial College London a acelerar a sua investigação sobre o tratamento da COVID-19, através da utilização da app DreamLab. Esta aplicação móvel, desenvolvida pela Fundação Vodafone Austrália há três anos para facilitar a investigação contra o cancro, mas que, agora, foi reprogramada, gratuita junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados. Tudo isto enquanto estamos a dormir.

Para já, e numa primeira fase, o projeto pretende identificar medicamentos e moléculas dos alimentos com propriedades antivirais. Concluída esta recolha, pretende-se otimizar a combinação entre estes medicamentos e os alimentos, de forma a melhorar a sua eficácia no tratamento do coronavírus. Os investigadores do Imperial College London acreditam que, a longo prazo, este trabalho pode acelerar o acesso a medicamentos eficazes e permitirá tratamentos personalizados contra esta doença infeciosa.

Resta dizer que esta app é gratuita, pois claro. Mas atenção, será necessário estar ligado à Internet para que possamos contribuir para esta investigação científica. Portanto, o melhor a fazer é mesmo deixar o smartphone a carregar durante a noite, e, nesse período, a DreamLab aproveita-se dos recursos do dispositivo.

- Publicidade -

Relacionados