DreamLab é a app da Fundação Vodafone que usa o poder dos smartphones para acelerar a investigação no combate à COVID-19

A app já existia, mas foi reprogramada para ser utilizada em plena pandemia.

DreamLab
- Publicidade -

E se, além de usarmos computadores, tal como tem estado a acontecer com o projeto Folding@Home, pudéssemos também usar a capacidade de processamento dos smartphones para acelerar a investigação sobre o coronavírus enquanto dormimos? Pois bem, isso agora é possível.

Os portugueses podem ajudar os cientistas do Imperial College London a acelerar a sua investigação sobre o tratamento da COVID-19, através da utilização da app DreamLab. Esta aplicação móvel, desenvolvida pela Fundação Vodafone Austrália há três anos para facilitar a investigação contra o cancro, mas que, agora, foi reprogramada, gratuita junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados. Tudo isto enquanto estamos a dormir.

Para já, e numa primeira fase, o projeto pretende identificar medicamentos e moléculas dos alimentos com propriedades antivirais. Concluída esta recolha, pretende-se otimizar a combinação entre estes medicamentos e os alimentos, de forma a melhorar a sua eficácia no tratamento do coronavírus. Os investigadores do Imperial College London acreditam que, a longo prazo, este trabalho pode acelerar o acesso a medicamentos eficazes e permitirá tratamentos personalizados contra esta doença infeciosa.

Resta dizer que esta app é gratuita, pois claro. Mas atenção, será necessário estar ligado à Internet para que possamos contribuir para esta investigação científica. Portanto, o melhor a fazer é mesmo deixar o smartphone a carregar durante a noite, e, nesse período, a DreamLab aproveita-se dos recursos do dispositivo.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

Análise – Razer Anzu

Os Razer Anzu são uma aposta no útil e agradável, que se distancia do mundo do gaming, com algo que pode ser uma bela ferramenta de comunicação dentro e fora de casa.

ElevateMe. Nova app permite chamar o elevador e selecionar o piso através do smartphone

Mas como é óbvio, somente é compatível com uma gama específica de elevadores.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio de França com furos na estratégia da Mercedes

A Fórmula 1 voltou ao circuito Paul Ricard com a edição de 2021 do Grande Prémio de França e, se durante os treinos e qualificação, ficou a ideia que os Pirelli podiam sair furados novamente, afinal foi a estratégia da Mercedes que saiu feita em pedaços. No fim, quem festejou foi a Red Bull: vitória de Max Verstappen e 3º lugar para Sergio Pérez.

Mais antiga praça de touros de Portugal dará lugar a um centro cultural

O projeto é da Zaratan, uma associação de arte arte sediada em Lisboa.

Rede regional dos Açores vai ter nove novos percursos pedestres

Os municípios e juntas de freguesa têm agora 12 meses para implementar os traçados aprovados.