Disponível simulador que permite saber o salário líquido em 2023

- Publicidade -

Tudo graças ao Doutor Finanças.

Novo ano, novos valores. É sempre assim e, em 2023, tal não será exceção, graças às novas tabelas de retenção na fonte, que terão impacto nos rendimentos já a partir de janeiro.

Ora, a pensar naqueles que querem desde já saber quanto vão receber na conta bancária em 2023, o Doutor Finanças acaba de disponibilizar o Simulador de Salário Líquido para 2023, que vai permitir a cada pessoa perceber qual o impacto das novas tabelas no seu rendimento.

Em 2023, há algumas alterações com impacto nos rendimentos líquidos das pessoas. Com o aumento do salário mínimo, só os rendimentos a partir dos 762 euros fazem descontos para o IRS. Além disso, as próprias tabelas de retenção na fonte sofreram alterações, pelo que a maior parte das pessoas terá mudanças no salário líquido.

Adicionalmente, Governo propôs ao setor privado um aumento médio dos salários em 2023 de 5,1% e elevou o valor máximo de subsídio de alimentação isento do pagamento de impostos.

Ainda que estas medidas não impliquem aumentos obrigatórios por parte das empresas, é possível que algumas decidam avançar com alterações ao nível dos subsídios ou do salário base, sendo importante perceber qual o impacto no rendimento líquido.

Há ainda outra alteração em 2023: as tabelas de retenção na fonte são diferentes no primeiro e segundo semestre do ano. O simulador de salário líquido disponível só contempla as tabelas de retenção do primeiro semestre.

Assim que o primeiro semestre de 2023 chegar ao fim, entra em vigor um novo modelo de tabelas de retenção na fonte, que funciona com uma lógica semelhante à da liquidação anual do imposto.

Através desta ferramenta, podemos simular vários cenários. É possível perceber qual o impacto de recebermos subsídios de Natal e férias em duodécimos ou por inteiro, bem como de recebermos o subsídio de refeição em cartão ou dinheiro.

Já se o ordenado incluir outras componentes, sejam estas isentas ou não de impostos, também é possível apurarmos o valor final que vai cair na nossa conta ao fim do mês. Para tal, basta garantir que colocamos os valores corretos, nos campos certos.

Para conseguirmos calcular o valor final do nosso salário líquido em 2023, precisamos de ter em nossa posse o seguinte:

  • Salário bruto (valor do salário base);
  • Situação familiar (Solteiro, casado, um ou dois titulares);
  • Dependentes (nenhum ou o número de dependentes); Subsídio de Natal e Férias (dois subsídios por inteiro; 50% de um subsídio por duodécimos; 50% dos dois subsídios em duodécimos ou 1 subsídio completo em duodécimo; dois subsídios por inteiro em duodécimos);
  • Se tem ou não o subsídio de alimentação (valor do subsídio, método de pagamento que pode ser dinheiro ou vale/cartão refeição);
  • Outros rendimentos sujeitos ou não a IRS (retenção na fonte) e Segurança Social.
- Publicidade -

1 Comentário

  1. Qual deveria ser o meu salário ao final do mês salário mínimo que tenho direito mais subsídios de férias e de natal e se tenho direito ao subsídio de almoço ou não é obrigatório pois arecebo 800€ tudo incluído e só uma semana de férias fecha a firma e horário das8as 6h 1h de almoço

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados