Em Cascais, claro está, onde o requinte marca a diferença.
O prestigiado Don Alfonso 1890 é uma extensão da aclamada marca de restaurantes com origem em Sant’Agata sui Due Golfi, Salerno, na Costa Amalfitana, fundada pela família Iaccarino. Conhecido mundialmente, o Don Alfonso 1890 foi premiado ao mais alto nível em Toronto em 2024, no Guia MICHELIN (ficou em terceiro lugar entre os 50 melhores como o Melhor Restaurante Italiano do Mundo 2024). Combinando tradição e uma abordagem moderna à gastronomia, este Don Alfonso 1890 surge em Cascais para manter a filosofia dos fundadores, isto é, oferecer uma experiência culinária de alta qualidade que reflete a herança e a paixão dos seus fundadores pela excelência em matéria de gastronomia.
O Don Alfonso 1890 está situado no coração de Cascais, a charmosa vila costeira portuguesa conhecida por paisagens agrestes e deslumbrantes e pela sua rica herança cultural.
Localizado no primeiro piso do Legacy Hotel Cascais – Curio Collection by Hilton, o Don Alfonso 1890 beneficia de uma posição privilegiada, com amplas janelas que capturam a luminosidade do Atlântico e o charme desta pacata localidade e é agora mais do que um destino turístico popular; é uma oportunidade única para quem deseja desfrutar de uma refeição excepcional num ponto de encontro ideal que combina ambiente estival, história e cultura locais, seja num dia normal ou em passeio pela vila.
A proximidade ao ex-libris da Boca do Inferno, entre outros, o cunho internacional e histórico do hotel, assim como o chamamento de praias douradas como as que caracterizam esta linda baía, são fatores que complementam uma experiência gastronómica de grande nível onde nos deparamos com um ambiente perfeito para visitantes e locais que procuram uma fusão de culinária de alta qualidade com o melhor que Cascais tem para nos oferecer.
Nada como o menu do Don Alfonso 1890 para esta celebração do espírito do lugar e da culinária italiana! Façamos, pois, esta viagem pelo Restaurante Don Alfonso 1890 da forma que ele merece.
Desde o momento em que se entra no restaurante, a atenção ao detalhe é evidente. O ambiente, onde predominam tons de cereja, espelhos e aveludados assentos, é sofisticado mas acolhedor; o cenário, memorável.
Depois, não é possível escapar a uma receção acolhedora. O staff, predominantemente português, é uma preocupação grande neste projeto, que selecionou e premeia a experiência profissional no setor da hotelaria de alta qualidade. Este facto não é apenas uma escolha estratégica, mas também uma celebração da hospitalidade portuguesa, conhecida mundialmente pelo seu calor e atenção ao cliente. Os proprietários, ao optarem por uma equipa local, mostram um compromisso com a cultura e a tradição portuguesas, garantindo que a experiência do cliente seja autêntica e enriquecida pelo genuíno acolhimento que é característico de Portugal. Além disso, esta escolha permite uma integração mais harmoniosa entre a rica herança gastronómica italiana e o contexto local, proporcionando uma experiência única e envolvente. Desde logo, porém, são os sabores, evidentemente, a melhor marca deste destino gastronómico, o Don Alfonso 1890.
No couvert, embora simples, foi-nos oferecida uma pequena seleção de iguarias para experimentarmos, entre elas, um pão macio, de massa tipicamente italiana, acompanhado com azeitonas, pasta de atum e azeite de qualidade superior, e permitiram-nos ainda experimentar uma especialidade de pizza frita, por assim dizer, com topping de mozarela e tomate, que antecederam o desfile de acepipes cuidadosamente elaborados pelo chef, que amavelmente nos cumprimentou e elucidou acerca de alguns dos pratos.
O menu recentemente renovado apresenta uma variedade de entradas que capturam a essência dos sabores mediterrâneos, com opções como a do Vegetali, uma harmoniosa combinação de legumes sazonais com ravioli de ricotta frito e molho de corcuma dourada, ou o Gamberi, basicamente uma salada que combina alface romana com gambas suculentas cozinhadas ao vapor e tenros corações de alcachofra, com molho Caesar, equilibrando frescura e riqueza de sabores.
Experimentámos essas, mas outras opções falam por si. São elas o Ricciola (lírio fumado, puré de favas cremoso com alho cítrico, molho de iogurte e infusão de cebolinho); o Polpo Mediterraneo, que nos traz para a mesa o sabor do mar, com polvo cozido ao vapor com confit de tomate e tártaro de azeitonas pretas; ou o Vitello Tonnato (vitela assada lentamente com um molho de Tonnata (um tipo de patê de atum), salada crocante e Bottarga ralada (ova de tainha).
Mas vejamos melhor os pratos principais onde a alma italiana fala mais alto. Quando se avança para os pratos principais, o Don Alfonso 1890 coloca em destaque os típicos pratos italianos, começando pelas massas. O Spaghetti, preparado com coulis de tomate e manjericão, é uma celebração da simplicidade, mas com uma combinação de ingredientes que nos faz retornar à velha alma da magnífica Itália. Não podem faltar o Tagliolini caseiro, com ouriço do mar delicado, raspa de lima e toque de café em pó; a massa Linguine, que leva amêijoas salteadas e um fiozinho de azeite de salsa; ou o Orecchiette com creme de brócolos, salsicha de porco fresca e Nduja picante de Spilinga (salame barrável da Calábria, de característico sabor picante conferido pelo peperoncino, uma malagueta vermelha italiana).
Neste capítulo, não resistimos a uns Tortelli recheados com frango assado, onde o fondue de Burrata e a trufa preta são uma escolha irresistível para os amantes de pratos mais ricos e encorpados.
Obviamente, as especialidades tipicamente italianas não acabam aqui. Jamais poderíamos prescindir de provar as pizzas do Chef. E para isso nada mais justo e simples do que a mãe de todas as pizzas, a Margherita. Feita com uma massa especial, leva molho de tomate San Marzano, queijo Fior di latte D’Agerola e manjericão fresco que lhe confere o tão característico sabor. Outras existem, à escolha, como a Diavola, Marinara, Provola e Prosciutto, Prosciutto e Rucola e a Calzone Napoletano.
Vejamos agora os pratos principais.
Entre estes, contam-se o Uovo (ovo escalfado frito panado com puré de cogumelos Portobello e alho francês); a Astice (Lagosta assada com abobrinha crocante com sabor de hortelã e chalotas ao balsâmico); e o Variazione di Maiale (um Duo de carne de porco, de barriga cozinhada lentamente e o belo corte de Porchetta frita crocante).
A frescura do mar também está presente com o Dentice in Guazzetto, onde o pargo é servido num caldo saboroso, enriquecido com pão de ervas e uma brunoise de legumes que acrescenta textura e profundidade ao prato. Recomendamos um Filetto, ótimo para aqueles que procuram algo mais elaborado. O Filetto é um prato que oferece um lombinho de Black Angus grelhado, acompanhado de batatas salteadas e espargos, uma perfeita obra que mais do que justifica os galardões entretanto já arrecadados por este restaurante.
Nenhuma refeição está completa sem uma sobremesa à altura. O Tiramisù, com a sua perfeita camada de cacau sobre o creme de mascarpone, traz o equilíbrio entre a doçura e o amargo do café. Há, também, a Delizia al Limone, um pão de ló de creme de limão adornado com chantilly e um fiozinho de coulis de citrinos. O Babà Napoletano, embebido em rum e servido com creme e bagas frescas, é uma verdadeira delícia, na verdade, um dos símbolos da cozinha napolitana, constituído por uma espécie de pão de ló açucarado, muito macio e suculento.
Temos, ainda, o Omaggio alla Gianduia, uma combinação de gianduia escura e crocante de cacau, que oferece uma experiência luxuosa para os apreciadores de chocolate, graças ao creme de chocolate negro com crocante de cacau e leite de amêndoa.
Para os apreciadores de sobremesas mais cítricas, a Delizia al Limone é uma escolha refrescante, graças ao creme de limão com chantilly, ótimo para um final leve para esta brilhante experiência de refeição.
Em matéria de Vinhos, a carta é uma viagem pelos melhores terroirs (os fatores que se conjugam e caracterizam um vinho nas suas várias vertentes, cor, aroma, paladar, etc), garantindo uma seleção em que cada casta é escolhida para acentuar os sabores e proporcionar uma harmonização impecável, complementando perfeitamente os pratos. Para todos os gostos e bolsas, o visitante pode escolher entre vários rótulos, desde os mais prestigiados de Portugal até às vinhas tradicionais italianas.
Os cocktails, por sua vez, são criações que refletem o mesmo cuidado e inovação, oferecendo sabores refrescantes, outros mais complexos, opções perfeitas para começar ou terminar a refeição com estilo.
O Don Alfonso 1890, em Cascais é um caso especial, pelo seu requinte, pela dedicação da equipa e por toda a riqueza da culinária italiana. Seja para uma celebração especial ou um jantar a dois, este espaço é, sem dúvida, um local que merece mais do que uma visita. Ideal para ocasiões especiais ou para uma noite em que se deseja algo verdadeiramente extraordinário, o Don Alfonso 1890 é um ponto cimeiro entre os melhores destinos culinários de Portugal.
Não podemos deixar de nos referir aos preços no Don Alfonso 1890. Embora possam estar acima da média para muitos turistas, especialmente em comparação com restaurantes mais simples, não deixam de refletir a qualidade e exclusividade da experiência oferecida. A sofisticação dos pratos, o ambiente elegante e o serviço de alto nível têm, obviamente, um preço. Mas, se procura algo único em Cascais, pode sempre olhar esse preço como parte de uma experiência memorável.
Localizado na Avenida 25 de Abril Nº528, em Cascais, o Don Alfonso 1890 está à vossa espera todos os dias, das 12h30 às 15h e das 19h às 22h. Podem reservar mesa diretamente a partir deste link ou, então, ligando para o 210540560.