fbpx

Vem aí um documentário que vai contar tudo sobre a trágedia de Notre-Dame

Foi em abril, mais precisamente no dia 15 desse mês, que o mundo ficou em choque: a Catedral de Notre-Dame, símbolo de Paris e da arte gótica, esteve em chamas.

O fogo, extinto cerca de 15 horas após ter começado, destruiu o pináculo da catedral, além de dois terços do tecto. Felizmente, algumas das estátuas tinha sido removidas dias antes para restauro antes do fogo ter início, e várias obras de arte foram salvas. Já o altar e a cruz de Cristo ficaram intactos.

Enquanto estava a arder, muitas foras as imagens e vídeos nas redes sociais que mostravam o pânico e caos que se vivia. Mas graças ao magnífico trabalho dos cerca de 500 bombeiros presentes, o fogo lá acabou por se extinguir. Aliás, não fosse a rápida atuação dos bombeiros, e as chamas poderiam ter chegado às torres onde os sinos estão pendurados, o que poderia levar ao colapso total da estrutura.

Também foram utilizados drones da DJI no combate ao incêndio, uma vez que estes identificavam áreas a proteger e onde largar a água exigia algum cuidado.



Ainda sobre este assunto, foram utilizados os drones Mavic Pro e Matrix M210, ambos equipados com câmaras térmicas. Sabe-se também que foi ainda utilizado o robô Colossus no combate às chamas.

Agora, e já depois do presidente francês Emmanuel Macron ter dito pretender que os trabalhos de reconstrução estivessem terminados em cinco anos, a National Geographic fez saber que vai lançar um documentário a contar como tudo aconteceu, desde o momento em que as chamas começaram a queimar tudo até às investigações para se descobrir o que terá levado a tal tragédia.

O documentário tem o nome de Notre-Dame: Luta Contra o Inferno e compila centenas de horas de imagens, reconstruções 3D e entrevistas, tudo para contar ao pormenor como tudo aconteceu. Notre-Dame: Luta Contra o Inferno estreia em Portugal dia 15 de setembro, às 22h30.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,780FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Bully. Coward. Victim. The Story of Roy Cohn na HBO Portugal a 20 de junho

Não é uma figura muito conhecida por todos, mas nem por isso deixa de ser importante. Bully. Coward. Victim. The Story of Roy Cohn é um documentário que vai estrear na HBO Portugal a 20 de junho.

RTP vai transmitir o documentário Cuba: A revolução e o mundo

A série mostra os diferentes pontos de vista (cubanos, russos e americanos), para revelar como é que Fidel Castro e os seus compatriotas mudaram o mundo.

COVID-19. Praias vão ter restrições no verão e cinemas vão poder vender bilhetes de três em três cadeiras

Este é o plano do Governo. Aos poucos, a partir de maio, o país enfrentará uma nova normalidade.

Mal Amanhados. Novo programa da RTP leva-nos a conhecer o arquipélago dos Açores a partir do sofá

Estreia já esta quinta-feira, dia 16 de abril, às 21h45 (20h45 nos Açores) e promete ser uma verdadeira odisseia pelos Açores.
- Publicidade -

Mais Recentes

Um spinoff de The Boys pode chegar muito em breve

Segundo a Variety, está agora a ser dada prioridade a este projeto devido ao sucesso da segunda temporada da já popular série da Amazon.

Análise – Urbanista London

O modelo London, da Urbanista, é uma escolha mais económica dentro do mercado de earbuds True Wireless equipados com Noise Cancelling (cancelamento de ruído).