Vem aí um documentário que vai contar tudo sobre a trágedia de Notre-Dame

por Echo Boomer

Foi em abril, mais precisamente no dia 15 desse mês, que o mundo ficou em choque: a Catedral de Notre-Dame, símbolo de Paris e da arte gótica, esteve em chamas.

O fogo, extinto cerca de 15 horas após ter começado, destruiu o pináculo da catedral, além de dois terços do tecto. Felizmente, algumas das estátuas tinha sido removidas dias antes para restauro antes do fogo ter início, e várias obras de arte foram salvas. Já o altar e a cruz de Cristo ficaram intactos.

Enquanto estava a arder, muitas foras as imagens e vídeos nas redes sociais que mostravam o pânico e caos que se vivia. Mas graças ao magnífico trabalho dos cerca de 500 bombeiros presentes, o fogo lá acabou por se extinguir. Aliás, não fosse a rápida atuação dos bombeiros, e as chamas poderiam ter chegado às torres onde os sinos estão pendurados, o que poderia levar ao colapso total da estrutura.

Também foram utilizados drones da DJI no combate ao incêndio, uma vez que estes identificavam áreas a proteger e onde largar a água exigia algum cuidado.



Ainda sobre este assunto, foram utilizados os drones Mavic Pro e Matrix M210, ambos equipados com câmaras térmicas. Sabe-se também que foi ainda utilizado o robô Colossus no combate às chamas.

Agora, e já depois do presidente francês Emmanuel Macron ter dito pretender que os trabalhos de reconstrução estivessem terminados em cinco anos, a National Geographic fez saber que vai lançar um documentário a contar como tudo aconteceu, desde o momento em que as chamas começaram a queimar tudo até às investigações para se descobrir o que terá levado a tal tragédia.

O documentário tem o nome de Notre-Dame: Luta Contra o Inferno e compila centenas de horas de imagens, reconstruções 3D e entrevistas, tudo para contar ao pormenor como tudo aconteceu. Notre-Dame: Luta Contra o Inferno estreia em Portugal dia 15 de setembro, às 22h30.

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: