Vem aí um documentário que vai contar tudo sobre a trágedia de Notre-Dame

Foi em abril, mais precisamente no dia 15 desse mês, que o mundo ficou em choque: a Catedral de Notre-Dame, símbolo de Paris e da arte gótica, esteve em chamas.

- Publicidade -

O fogo, extinto cerca de 15 horas após ter começado, destruiu o pináculo da catedral, além de dois terços do tecto. Felizmente, algumas das estátuas tinha sido removidas dias antes para restauro antes do fogo ter início, e várias obras de arte foram salvas. Já o altar e a cruz de Cristo ficaram intactos.

Enquanto estava a arder, muitas foras as imagens e vídeos nas redes sociais que mostravam o pânico e caos que se vivia. Mas graças ao magnífico trabalho dos cerca de 500 bombeiros presentes, o fogo lá acabou por se extinguir. Aliás, não fosse a rápida atuação dos bombeiros, e as chamas poderiam ter chegado às torres onde os sinos estão pendurados, o que poderia levar ao colapso total da estrutura.

Também foram utilizados drones da DJI no combate ao incêndio, uma vez que estes identificavam áreas a proteger e onde largar a água exigia algum cuidado.



Ainda sobre este assunto, foram utilizados os drones Mavic Pro e Matrix M210, ambos equipados com câmaras térmicas. Sabe-se também que foi ainda utilizado o robô Colossus no combate às chamas.

Agora, e já depois do presidente francês Emmanuel Macron ter dito pretender que os trabalhos de reconstrução estivessem terminados em cinco anos, a National Geographic fez saber que vai lançar um documentário a contar como tudo aconteceu, desde o momento em que as chamas começaram a queimar tudo até às investigações para se descobrir o que terá levado a tal tragédia.

O documentário tem o nome de Notre-Dame: Luta Contra o Inferno e compila centenas de horas de imagens, reconstruções 3D e entrevistas, tudo para contar ao pormenor como tudo aconteceu. Notre-Dame: Luta Contra o Inferno estreia em Portugal dia 15 de setembro, às 22h30.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Documentário Zé Pedro Rock’n’Roll vai estrear na RTP1

Uma viagem íntima ao mundo de um dos mais carismáticos músicos portugueses no dia em que completaria 65 anos.

RTP estreia documentário sobre os bastidores de Bem Bom

A realizadora Patrícia Sequeira e as quatro protagonistas, Bárbara Branco, Carolina Carvalho, Ana Marta Ferreira e Lia Carvalho, falam da experiência vivida ao longo de toda a produção.

Documentário sobre tour mundial de P!nk vai estrear na Amazon Prime Video

Um documentário assinado por Michael Gracey, que realizou The Greatest Showman.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Arcane com estreia em simultâneo na Netflix e na Twitch

O primeiro episódio poderá ser visto em conjunto com milhões de fãs em todo o mundo.

Grupo Barraqueiro pretende usar carruagens espanholas para ligar Braga a Faro

O objetivo é tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal.

Vila Galé quer abrir hotéis nos Açores e em Tomar em 2022

Além disso, há planos para uma nova unidade hoteleira para crianças no Alentejo.