Quem é cliente habitual da Amazon sabe que, volta e meia, acontecem problemas com a entrega das encomendas. Ou a encomenda não chega no dia suposto, ou a transportadora não encontra a morada, chegando até a haver casos em que o serviço de entrega diz que passou pela morada e o destinatário estava ausente quando isso nem sequer é verdade.
Recentemente, a Amazon assinou uma parceria com os CTT que faz com que grande parte das encomendas esteja agora a ser entregue por este serviço. Claro, já existem muitas reclamações, desde a encomenda não chegar no dia previsto (quando se pagou envio express para isso mesmo) ao facto de os estafetas nem sequer deixarem um papel com aviso de receção para recolha do produto na estação CTT mais próxima.
Quando não está ninguém na morada de entrega para receber o produto, normalmente é nessa altura que a situação começa a complicar-se. Antes, quando os envios podiam ser feitos pela SEUR, havia a possibilidade de, em caso de não estar ninguém na morada, ser possível reagendar entrega para um ponto pickup, como por exemplo num centro comercial, o que fazia com que fosse mais fácil recolher a encomenda, até porque há muita gente que chega a casa tarde do trabalho.
Com a parceria dos CTT isso deixou de ser possível. O que agora acontece é que, caso não esteja ninguém na morada indicada, o estafeta passa no dia seguinte para tentar uma nova entrega. Só depois, nesse segundo dia, caso não esteja ninguém novamente, é que a encomenda é deixada no posto de CTT mais próximo. E aqui voltamos ao mesmo problema. Como muitas pessoas só saem do trabalho depois das 18h, acaba por ser impossível recolher a compra que se fez.
Mas há agora uma solução. Existe um truque que nos permite saber quais os pontos de recolha disponíveis em Portugal que podem receber encomendas da Amazon. Esta dica é simples de executar e, como exemplo, vamos seguir os passos na Amazon de Espanha.
Depois de terem feito o login na vossa conta, devem ir até ao vosso perfil, que neste caso se chama “Mi Cuenta“. Aí, clicam em “Direcciones“ e, logo de seguida, em “Añadir dirección“.
Seguidamente será exibida uma página onde devem preencher uma série de informações relacionadas com a morada, mas, em vez disso, escolhem a opção que diz “O recoge tus paquetes en el punto de recogida que más te convenga haciendo clic aquí“.
E agora o truque. Onde diz “Buscar“ certifiquem-se que está selecionada a opção “Todos los puntos de recogida“ e, logo depois, onde diz “Buscar por dirección“, devem então inserir a vossa cidade. Por exemplo, experimentem colocar “Oporto, Portugal“. Verão que vos irá aparecer uma série de pontos de recolha de encomenda.
Podem também experimentar colocar “Lisboa, Portugal“, mas aqui os resultados já não são tão precisos, aparecendo locais como Cascais, Estoril, Carcavelos, Oeiras, entre outros.
No fim de tudo, caso algum ponto de recolha vos agrade, basta clicarem em “Seleccionar” e, antes de concluírem a compra do que pretendem adquirir, certificarem-se que está escolhido este ponto de recolha.
Nota: Apesar de dar para escolher um destes pontos de recolha, reparámos que, no final de uma qualquer morada, aparece o país como “España”. Neste caso ignorem o país, mas, em todo o caso, se tiverem problemas, basta irem ao chat da Amazon e falar com um operador para que vos resolva o problema o mais rapidamente possível. Além disso, com este método, possivelmente conseguirão encomendar produtos que antes não conseguiam. Em todo o caso, há produtos que não conseguirão mesmo comprar.
É verdade, já não funciona… que pena. Alguém sabe alguma outra maneira de conseguir enviar as encomendas para Portugal em que não aparece disponível o envio?
agora não funciona este pequeno truque.