E é expectável que um novo serviço de streaming, de seu nome Star, seja lançado durante o próximo ano.
Em mercados como o nosso, com poucos recursos e com um orçamento super reduzido para a cultura, não é muito frequente (ou melhor, nada frequente) os serviços de streaming apostarem em conteúdos originais desenvolvidos em Portugal.
Atente-se no caso da Netflix. Disponível por cá desde outubro de 2015, só agora é que a plataforma de streaming está a produzir uma série original. Chama-se Gloria, é um novo projeto que conta com produção da SPi, do Grupo SP Televisão, e coprodução pela RTP, e espera-se que estreie lá mais para o final de 2021.
Já a HBO Portugal tem apostado em algo diferente: a disponibilização de filmes e séries portuguesas, mas sem que nenhum projeto seja propriamente um original da plataforma.
Contudo, o caso parece que vai mudar de figura com a Disney+. Disponível desde o passado mês de setembro, o serviço de streaming da casa do Mickey pode, no futuro, vir a contar com conteúdos originais portugueses.
Pelo menos é isso que dá a entender um anúncio de emprego promovido pela The Walt Disney, onde procura um responsável de produção original de ficção para Portugal e Espanha.
Esse posto de trabalho procura alguém que tenha experiência no desenvolvimento e produção de conteúdos de ficção. Esses futuros projetos serão, depois, exibidos não só no Disney+, mas no futuro serviço de streaming STAR. Sim, irá chegar eventualmente um novo serviço de streaming a Portugal.
Segundo um artigo do The Verge que data de agosto, a plataforma STAR terá conteúdos da ABC, FX, Freeform, Searchlight e 20th Century Studios. Este serviço poderá, no entanto, estar integrado no Disney+.
No fundo, este Star pode ser uma espécie de Hulu, que só existe nos Estados Unidos, mas não será focado em conteúdo original.