Seis dicas para fortalecer a segurança dos perfis nas redes sociais

Agora que vivemos, trabalhamos e dependemos cada vez mais da Internet, também podemos estar mais expostos a riscos de segurança inevitáveis.

Facebook
- Publicidade -

Hoje, dia 9 de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. E o Facebook acredita que é um momento importante para relembrar a importância de rever as configurações de segurança e implementar algumas medidas simples para aumentar a proteção online.

Dito isto, fiquem com seis dicas e recomendações que ajudam a proteger a vossa conta ou perfil:

  • Escolham uma senha forte e alterem-na regularmente. Utilizem uma senha diferente para cada serviço e evitem incluir informações pessoais, tais como a data de nascimento ou o nome de um membro da família. Quanto mais difícil for para adivinhar, melhor, então tentem fazer com que tenha pelo menos seis caracteres e combine maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Existem métodos de criação de senha que podem ser utilizados para obter senhas seguras e aqui estão alguns que podem ser colocados em prática. Também é muito importante que nunca partilhem a vossa senha com ninguém, nem mesmo com pessoas de confiança, e que a alterem com frequência.
  • Ativem a autenticação de dois fatores. A autenticação de dois fatores adiciona segurança extra à vossa conta, além da segurança que já é facultada pela senha. Ativá-lo irá enviar uma solicitação para inserirem um código de segurança especial cada vez que tentarem aceder ao Facebook ou Instagram através de um novo dispositivo. Podem optar por receber esses códigos de segurança através de mensagem de texto (SMS) no telemóvel ou através de uma aplicação de autenticação externa. Podem ativar esta funcionalidade no Facebook, Instagram e WhatsApp.
  • Logins de controlo. Nunca partilhem as vossas informações de login com outras pessoas e façam logout ao usar um computador ou telefone partilhado. Além disso, no Facebook, é possível ativar alertas para logins não reconhecidos. Se alguém tentar fazer login através de um dispositivo ou navegador da Web diferente do normal, irão receber um alerta a informar sobre qual o dispositivo que tentou fazer login e a respetiva localização.
  • Protejam-se de mensagens maliciosas. Nunca cliquem em links suspeitos, mesmo que sejam de um amigo ou de uma empresa que conhecem. Isto inclui links que podem ver em publicações ou receber por e-mail. É importante relembrar que o Facebook ou o Instagram nunca pedem a senha por e-mail, nem vos contactam através de mensagens diretas. Os agentes maliciosos podem criar sites falsos que se parecem com os originais e pedir-vos que façam login com o vosso e-mail e senha. Se não tiverem certeza acerca de um link, verifiquem o URL ou digitem o endereço web diretamente num navegador antes de inserirem a vossa senha.
  • Fiquem atentos a quaisquer sinais que possam indicar uma violação de segurança. Se acreditam que a sua conta foi comprometida, é importante protegê-la o mais rapidamente possível. Alterem a senha assim que possível e verifiquem se as informações de contacto da vossa conta estão corretas. Caso não consigam mais entrar na conta, acedam a este link no Facebook ou a este se for no Instagram, para que possam alterar a password e rever a atividade que ocorreu. No WhatsApp, nunca partilhem o vosso código de verificação com ninguém, nem mesmo com a família ou amigos. Se, por algum motivo, partilharam o vosso código e perderam o acesso à vossa conta do WhatsApp, estas instruções irão ajudar-vos a recuperar.
  • Mantenham as vossas informações de contacto atualizadas. Dessa forma, se o Facebook deter que alterações não autorizadas foram feitas na vossa conta, poderão entrar em contacto convosco para resolver o problema rapidamente.

A rede social relembra ainda que podem utilizar a verificação de segurança rápida do Facebook para rever a segurança da vossa conta e melhorá-la. Atualmente, esse recurso está disponível no computador ou para pessoas com a versão mais recente da aplicação do Facebook para Android ou iOS.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,033FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
788SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

A CD Projekt RED está a sortear placas GeForce 2080 Ti de Cyberpunk 2077

Se precisam de atualizar o vosso computador para correr o Cyberpunk 2077, a produtora CD Projekt RED lançou um passatempo que está a por os jogadores de PC em alerta máximo.

MB Way. Regras de segurança para nunca serem enganados

Se é verdade que o MB Way veio facilitar a nossa vida, seja para pagamentos, para dividir contas, enviar dinheiro a amigos ou até levantar dinheiro diretamente no Multibanco sem necessidade de andarmos com cartões atrás, também sabemos que os burlões da Internet aproveitaram este serviço para enganarem pessoas de outras formas.

A ESET lançou novas versões das suas soluções de segurança

Quem usa Windows (Mac nem tanto, vá), sabe das milhares e milhares de ameaças que assombram o sistema operativo da Microsoft.

McAfee renova portfólio para 2020 com várias melhorias

Foi num evento que decorreu esta semana que o Echo Boomer foi conhecer as novidades da conhecida McAfee para...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Oficial: Novo filme de Dragon Ball Super nos cinemas em 2022

E depois disto, só falta mesmo o anime regressar ao pequeno ecrã.

Análise – The Longing (Nintendo Switch)

Uma experiência única sobre a passagem do tempo e o nosso lugar enquanto jogadores.

Netflix vai adaptar para inglês o filme sensação mexicano Nosotros Los Nobles

Nosotros Los Nobles é uma comédia mexicana baseada na peça El Gran Calavera.