DGS esclarece questão da ventilação e arejamento dos espaços nas escolas

Várias têm sido as queixas dos encarregados de educação devido às baixas temperaturas que se têm feito sentir nos últimos dias.

ventilação e arejamento
- Publicidade -

Nas orientações para o ano letivo 2020/21 publicadas em julho passado pela DGS, pela DGE e pela DGEStE, pode ler-se que as janelas e/ou portas devem manter-se abertas “de modo a permitir uma melhor circulação do ar”. Pois bem, parece que as escolas estão a levar esta indicação ao extremo.

Atualmente, o território nacional passa por um período de temperaturas extremamente baixas, com várias cidades a apresentarem graus negativos. E como existem escolas cujas salas não estão aquecidas (o ar condicionado não é ligado/funciona, a caldeira está bloqueada, entre outro motivo) e que têm de ser arejadas frequentemente devido à pandemia, isto faz com que os alunos passem muito frio. A solução possível? As escolas recomendam que os alunos se agasalhem, levando mantas e luvas para se aquecerem, o que não é nada prático.

Tendo esta problemática em conta, a DGS enviou um esclarecimento às escolas sobre a ventilação e arejamento dos espaços.

Face à presente situação meteorológica, lê-se na nota enviada às escolas, “quando não existam nas salas de aula ou outros espaços utilizados para lecionação equipamentos de ventilação mecânica, o arejamento pode ser realizado de forma natural durante os intervalos, garantindo a ventilação e renovação do ar interior”.

Tal como consta nas orientações da DGS, é permitida a utilização de ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), por forma a garantir o conforto térmico, apesar de o arejamento (renovação do ar) dos espaços dever ser feito preferencialmente com ventilação natural.

Estes sistemas devem ser utilizados em segurança, garantindo a limpeza e manutenção adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação mecânica (quando esta funcionalidade esteja disponível).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Centro Colombo faz testes gratuitos à COVID-19

O processo está a ser coordenado pelos profissionais de saúde da Farmácia Colombo, que comunica todos os resultados às autoridades competentes.

DGS recomenda realização de testes à COVID-19 em casamentos com mais de 10 pessoas

No caso de eventos de natureza cultural ou desportiva, recomenda-se a testagem sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado.

Uber junta-se à Unilabs para testes de rastreio à COVID-19 no domicílio

Essencialmente, um motorista Uber irá levar um técnico de colheitas devidamente habilitado da Unilabs ao domicílio de um cliente que tenha requisitado o serviço, com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

A nova app Pingo Doce permite ter o Cartão Poupa Mais no smartphone

Descubram as novas funcionalidades que vos ajudam a poupar e a organizar o dia-a-dia.