DGS lança manual com receitas para usarmos os enlatados que temos por casa

- Publicidade -

Além da febre pelo papel higiénico e pela recente procura por farinha (afinal de contas, há que fazer pão caseiro e bolos para nos entretermos), os portugueses também “limparam” as prateleiras dos enlatados nos supermercados. Aliás, segundo dados da consultora Nielsen, houve um aumento de 79% nas vendas de conservas na semana de declaração do Estado de Emergência.

Logo, e porque não aproveitar o que temos armazenado em casa para criar pratos diferentes? Há agora um manual online com diretrizes e receitas que podem consultar.

enlatados

Surge por parte do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).

No manual, que resulta da colaboração com o chef Fábio Bernardino, a DGS começa por falar dos “bons” enlatados em tempo de COVID-19, recomendando conservas de pescado, devido ao seu valor proteico e sabor intenso, e de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…) que são alimentos de grande valor nutricional. Aliás, devido à nossa reclusão em casa, com menos exercício físico e exposição solar, necessitamos das proteínas de elevada qualidade e dos minerais e vitaminas (como a vitamina D) presentes nas conservas de pescado.

O mesmo se pode dizer das leguminosas que, por estes dias, podem ser um importante fator de equilíbrio no nosso dia alimentar, reduzindo o nosso apetite e contribuindo eficazmente para a ingestão de nutrientes com capacidades protetoras do nosso organismo.

De resto, a DGS dá ainda dicas dos cuidados a ter em conta na escolha das conservas, os cuidados a ter na utilização e a forma de conservar e armazenar.

No que toca a receitas, podem encontrar no manual opções como Arroz de atum no forno, Almôndegas de atum, Esparguete de curgete, Batata recehada com cavala e legumes, Empadão de cavala, Burrito de sardinha e couve lombarda, Brigadeiro de sardinha e broa, Estufado de frango e grão-de-bico, hambúrguer de Feijão e arroz, Rancho Vegetariano, entre muitas outras.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados