DGS lança manual com receitas para usarmos os enlatados que temos por casa

Além da febre pelo papel higiénico e pela recente procura por farinha (afinal de contas, há que fazer pão caseiro e bolos para nos entretermos), os portugueses também “limparam” as prateleiras dos enlatados nos supermercados. Aliás, segundo dados da consultora Nielsen, houve um aumento de 79% nas vendas de conservas na semana de declaração do Estado de Emergência.

- Publicidade -

Logo, e porque não aproveitar o que temos armazenado em casa para criar pratos diferentes? Há agora um manual online com diretrizes e receitas que podem consultar.

enlatados

Surge por parte do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).

No manual, que resulta da colaboração com o chef Fábio Bernardino, a DGS começa por falar dos “bons” enlatados em tempo de COVID-19, recomendando conservas de pescado, devido ao seu valor proteico e sabor intenso, e de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…) que são alimentos de grande valor nutricional. Aliás, devido à nossa reclusão em casa, com menos exercício físico e exposição solar, necessitamos das proteínas de elevada qualidade e dos minerais e vitaminas (como a vitamina D) presentes nas conservas de pescado.

O mesmo se pode dizer das leguminosas que, por estes dias, podem ser um importante fator de equilíbrio no nosso dia alimentar, reduzindo o nosso apetite e contribuindo eficazmente para a ingestão de nutrientes com capacidades protetoras do nosso organismo.

De resto, a DGS dá ainda dicas dos cuidados a ter em conta na escolha das conservas, os cuidados a ter na utilização e a forma de conservar e armazenar.

No que toca a receitas, podem encontrar no manual opções como Arroz de atum no forno, Almôndegas de atum, Esparguete de curgete, Batata recehada com cavala e legumes, Empadão de cavala, Burrito de sardinha e couve lombarda, Brigadeiro de sardinha e broa, Estufado de frango e grão-de-bico, hambúrguer de Feijão e arroz, Rancho Vegetariano, entre muitas outras.

Fonte:DGS
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
786SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

DGS passou a recomendar a utilização da vacina da Astrazeneca sem reservas para pessoas a partir dos 18 anos

Novos estudos conhecidos mostraram agora, com base em metodologias científicas robustas, que a vacina da AstraZeneca é eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos.

DGS esclarece questão da ventilação e arejamento dos espaços nas escolas

Várias têm sido as queixas dos encarregados de educação devido às baixas temperaturas que se têm feito sentir nos últimos dias.

Obrigatório usar máscara ao ar livre? DGS não descarta essa possibilidade

É preciso, contudo, "sustentabilidade científica".

DGS diz-nos quais os procedimentos a adotar nos transportes públicos

A orientação da Direção-Geral da Saúde foi hoje publicada e tem diversas regras que muitos já deveriam ter conhecimento por esta altura.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

CODA já tem data de estreia para chegar à Apple TV+

Tivemos oportunidade de ver o fabuloso CODA na edição deste ano do Sundance Festival.

App da OPTO já chegou às Smart TV da LG

Mas é provável que nem todos os que têm uma Smart TV LG a encontrem.

Palmela promove novo percurso pedestre que alia enoturismo e turismo de natureza

É o primeiro de índole enoturística na Península de Setúbal.