DGAV alerta para a possível existência de gelados com goma de alfarroba contaminados com pesticida cancerígeno no mercado

“Não é possível definir um nível seguro de exposição para os consumidores”, o que significa que a exposição a qualquer teor representa um potencial risco.

- Publicidade -

A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária emitiu esta semana um alerta para a possível existência de goma de alfarrobra (aditivo alimentar E 410) contaminada com óxido de etileno no mercado nacional.

Em comunicado, a DGAV diz que, em junho, foram identificados alguns géneros alimentícios (gelados) contaminados com pesticida cancerígeno.

Esta contaminação, que inicialmente se considerou estar localizada e circunscrita a um lote de E410, aparentemente está disseminada por toda a Europa, pelo que a Comissão e os Estados Membros decidiram tomar uma posição harmonizada.

O óxido de etileno é um pesticida não autorizado, e constitui um risco grave para a saúde humana, uma vez que está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho.

Tendo em consideração os seus efeitos para a saúde, concluiu-se que, para os produtos que contêm o aditivo E 410 contaminado com o óxido de etileno, não é possível definir um nível seguro de exposição para os consumidores, o que significa que a exposição a qualquer teor representa um potencial risco.

Face ao exposto, a DGAV indica que os todos os produtos que contêm o aditivo E140 contaminado devem ser retirados e recolhidos do mercado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Grand Carob. Esta é a primeira bebida vegetal de alfarroba no mercado

Uma bebida sustentável, com ingredientes naturais e sem açúcares ou adoçantes adicionados.

Espinafres e a alfarroba são as novidades das massas de pizza do Refeitório Senhor Abel

Roberto Mezzapelle, chef executivo do Refeitório Senhor Abel, em Marvila, já apresentou as novidades para o Outono-Inverno 2018 daquele...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Eagles of Death Metal tocam em Lisboa no próximo ano

O próximo ano já está bem recheados de bons espetáculos.

White Lies regressam a Portugal em 2022

Para dois concertos: um em Lisboa e outro no Porto.