Desconvocada greve da CP agendada para a semana da Jornada Mundial da Juventude

- Publicidade -

Podemos respirar de alívio.

Nos primeiros dias de maio, a CP – Comboios de Portugal informou que, após um período de negociações intensivas, ao longo da última semana, chegou a um acordo com o Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ), pondo fim ao ciclo de greves que vinha afetando o setor ferroviário. Este consenso foi alcançado com a colaboração do Ministério das Infraestruturas, que mediou as conversas entre as partes envolvidas.

O acordo estabelecido foi fruto de um esforço conjunto entre a administração da CP e o SMAQ, demonstrando a vontade de ambas as partes em resolver o conflito laboral e assegurar a continuidade dos serviços prestados aos passageiros. Mas as coisas não ficaram por aqui, e novas greves foram convocadas.

Já no final desse mês, a CP anunciou ter alcançado um acordo sobre as valorizações remuneratórias intercalares com todos os sindicatos (15), à exceção do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). Ora, a greve que estava a acontecer desde o passado dia 5 de junho estava precisamente a ser realizada pelos trabalhadores desse sindicato. Sim, estava, porque a greve foi desconvocada.

A CP avisou chegou esta terça-feira a acordo com o SFRCI, que aceita as condições de retribuição anteriormente negociadas e acordadas com as outras organizações sindicais.

“Com este acordo, é reiterada a posição da CP no sentido de tratar todos os seus trabalhadores de forma justa e equitativa. Além disso, a CP comprometeu-se a analisar nos próximos meses outras matérias de relevância sinalizadas pelas partes”, refere a empresa num aviso enviado via email.

Por sua vez, e dado o acordo, o SFRCI desconvocou de imediato a greve em curso, nomeadamente a que estava agendada para a semana da Jornada Mundial da Juventude. O sindicato concordou ainda em privilegiar a via do diálogo para resolver quaisquer eventuais diferendos futuros, de modo a garantir que futuras greves não se realizem tão cedo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados