Devolver garrafas de plástico vale descontos nos supermercados a partir de março

Lembram-se quando, em julho do ano passado, referimos aqui no Echo Boomer que o Governo ia dar descontos de até cinco cêntimos a quem devolvesse garrafas de plástico? Pois bem, esse programa, que já deveria ter começado, foi adiado para o próximo mês de março.

- Publicidade -

A decisão deve-se ao atraso na libertação do 1,665 milhões de euros de financiamento. Assim, a instalação de 23 máquinas de recolha de garrafas de plástico PET em hipermercados, seja Auchan, Continente ou Pingo Doce, só deverá acontecer daqui a dois meses.

Como é que isto da recolha das garrafas de plástico irá funcionar?

Garrafas entre 0,1 e 0,5 litros vão valer dois cêntimos. Já todas as restantes até dois litros irão valer cinco cêntimos. Abrangidas estão as típicas garrafas de plástico de água, bem como de sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. De fora desta medida ficam as garrafas de plástico com bebidas lácteas, como por exemplo as de iogurtes líquidos que encontramos nos supermercados.

O objetivo do Governo é de que 50% das garrafas plásticas vendidas em Portugal sejam devolvidas para reciclagem. Algo bem ambicioso, diga-se. Para isto, diz o despacho publicado no ano passado que, de norte a sul de Portugal continental, serão disponibilizadas máquinas automáticas em superfícies comerciais onde os portugueses poderão depositar as suas garrafas de plástico.

Estas máquinas estarão programadas para rejeitar garrafas que ainda tenham líquido lá dentro. E sim, será possível entregar garrafas num determinado supermercado/hipermercado, mesmo que não as tenham adquirido nesse local.

Antes do adiamento, estava previsto este projeto-piloto manter-se em vigor até 30 de junho de 2021, data essa que poderá agora não ser a definitiva.

Somente as garrafas adquiridas durante a duração da campanha serão convertíveis em desconto. Ou seja, ao que tudo indica, não valerá a pena depositarem nas máquinas as garrafas de plástico que têm guardadas em casa, pois não serão convertíveis em descontos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

11 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos todos os anos

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) alerta para a necessidade de mudar hábitos de consumo e políticas que alterem a economia do plástico.

Nova iniciativa estima recolher perto de quatro toneladas de plástico nas praias portuguesas

Uma ação que vai decorrer até ao final do ano nas praias da Lagoa de Albufeira (Sesimbra), Melides, Carvalhal e Tróia.

Garrafões da Água Serra da Estrela passam a ser feitos de plástico 100% reciclado

Recorde-se que desde 2017, a Água Serra da Estrela já incorpora 25% de plástico reciclado em todas as suas garrafas de plástico, que são também 100% recicláveis.

Mercadona passa a vender as suas pizzas em embalagens com plástico reciclado e reciclável

A cadeia espanhola está a levar a cabo a sua Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão dos resíduos e investirá neste plano mais de 140 milhões de euros até 2025.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Interface de Transportes de Setúbal entra em funcionamento em novembro

Já a Alsa Todi irá substituir a TST - Transportes Sul do Tejo com novos autocarros em 2022.

Já repararam nos novos talões do Lidl? São mais ecológicos

Agora é esperar que a concorrência faça o mesmo.