Devolver garrafas de plástico vale descontos nos supermercados a partir de março

Lembram-se quando, em julho do ano passado, referimos aqui no Echo Boomer que o Governo ia dar descontos de até cinco cêntimos a quem devolvesse garrafas de plástico? Pois bem, esse programa, que já deveria ter começado, foi adiado para o próximo mês de março.

- Publicidade -

A decisão deve-se ao atraso na libertação do 1,665 milhões de euros de financiamento. Assim, a instalação de 23 máquinas de recolha de garrafas de plástico PET em hipermercados, seja Auchan, Continente ou Pingo Doce, só deverá acontecer daqui a dois meses.

Como é que isto da recolha das garrafas de plástico irá funcionar?

Garrafas entre 0,1 e 0,5 litros vão valer dois cêntimos. Já todas as restantes até dois litros irão valer cinco cêntimos. Abrangidas estão as típicas garrafas de plástico de água, bem como de sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. De fora desta medida ficam as garrafas de plástico com bebidas lácteas, como por exemplo as de iogurtes líquidos que encontramos nos supermercados.

O objetivo do Governo é de que 50% das garrafas plásticas vendidas em Portugal sejam devolvidas para reciclagem. Algo bem ambicioso, diga-se. Para isto, diz o despacho publicado no ano passado que, de norte a sul de Portugal continental, serão disponibilizadas máquinas automáticas em superfícies comerciais onde os portugueses poderão depositar as suas garrafas de plástico.

Estas máquinas estarão programadas para rejeitar garrafas que ainda tenham líquido lá dentro. E sim, será possível entregar garrafas num determinado supermercado/hipermercado, mesmo que não as tenham adquirido nesse local.

Antes do adiamento, estava previsto este projeto-piloto manter-se em vigor até 30 de junho de 2021, data essa que poderá agora não ser a definitiva.

Somente as garrafas adquiridas durante a duração da campanha serão convertíveis em desconto. Ou seja, ao que tudo indica, não valerá a pena depositarem nas máquinas as garrafas de plástico que têm guardadas em casa, pois não serão convertíveis em descontos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,483FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Mercadona vai investir mais de 140 milhões de euros para reduzir uso do plástico

Neste investimento está incluída a adaptação do supermercado de Matosinhos, o primeiro em Portugal a receber o conceito de Loja 6.25. No total, foram adaptadas 72 lojas nos últimos dois meses.

Supermercados fecham às 13h aos fins de semana, mas as compras online estão a funcionar na mesma

Ou seja, e como não podemos sair de casa, são os supermercados a ir ter com os clientes.

Câmaras municipais já estão a proibir que os supermercados abram portas às 6h30

Alguns autarcas nem sequer esperaram pelo Conselho de Ministros desta quinta-feira.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Centro Cultural de Belém ganhou uma Padaria da Esquina

É o quarto espaço do chef Vítor Sobral dedicado a pães de fermentação lenta e bolos tradicionais.

Estado de Emergência. Eis as medidas para o Natal e passagem de ano

Basicamente, um prolongamento das medidas já em vigor.

Android Auto começa a chegar (de forma oficial) a Portugal

Em breve já não será preciso recorrer a plataformas alternativas para instalar a aplicação.