DECO Proteste pede aos consumidores que participem no processo contra o Facebook

Aquela entidade vai pedir, para cada utilizador, uma compensação de 200€ por cada ano de utilização daquela rede social.

Facebook
- Publicidade -

“Os nossos dados pessoais pertencem-nos. Nenhuma organização, por mais influente ou poderosa, tem o direito de os usar em seu benefício ou, pior, para gerar lucro para si ou para os seus parceiros, sem o nosso conhecimento ou consentimento expresso.” É assim que começa um email enviado pela DECO Proteste a vários utilizadores, confirmando que avançou com uma ação contra o Facebook em defesa dos direitos e interesses monetários de todos os utilizadores portugueses da rede social.

Aquela entidade pede, então, aos consumidores que participem no processo contra o Facebook, uma vez que vai exigir, para cada utilizador, uma compensação de 200€ por cada ano de utilização daquela rede social. O cálculo inclui o valor económico dos dados partilhados e os prejuízos morais causados.

Caso não saibam, o Facebook admitiu que quase 63 mil portugueses possam ter sido afetados no escândalo da Cambridge Analytica. E usar (e negociar com) os dados dos consumidores, sem que eles saibam e sem os compensar, é ilegal e intolerável. Na nova economia da informação, os dados valem muito dinheiro e não podem ser usados ou monetizados sem o conhecimento, consentimento e ressarcimento das pessoas.

Respondemos já à vossa questão: não, não precisam de ser subscritores da DECO Proteste para participarem nesta ação. Basta que se registem no site e que se juntem à campanha, indicando os vossos dados e o ano em que abriram conta no Facebook. A DECO Proteste refere ainda que irá contactar os participantes desta ação caso ganhe o processo em tribunal.

Em todo o caso, se desejarem subscrever os serviços da DECO Proteste, saibam que a empresa oferece sempre descontos no primeiro ano, bem como algum gift eletrónico.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Facebook passa a permitir publicações anónimas nos grupos

A funcionalidade de publicação anónima permite às pessoas publicarem nos grupos, mas sem que tenham de partilhar publicamente os seus nomes.

Acontece este mês o primeiro evento online pago no Facebook em Portugal

Os Eventos Online Pagos do Facebook são uma nova forma de as páginas ganharem dinheiro com eventos online naquela rede social.

Nova ferramenta da Deco Proteste convida-nos a testar a velocidade da Internet

Tudo para percebermos se, de facto, temos a velocidade contratada à operadora que nos dá o serviço.

Deco Proteste lançou garrafeira digital e promete descontos de até 30%

O objetivo? Promover os melhores vinhos, espumantes e cervejas artesanais portugueses.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nova funcionalidade da Bolt impede uso de trotinetes e bicicletas sob efeito de álcool

A nova funcionalidade tem como objetivo promover viagens mais seguras para os utilizadores e para os restantes ocupantes da via pública.

Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses chega ainda este mês à HBO Portugal

Está a chegar o evento de competição do mundo mágico de Harry Potter apresentado por Helen Mirren.

Mercadona abre supermercado em Valongo

É o 28º supermercado da cadeia em Portugal.