Aquela entidade vai pedir, para cada utilizador, uma compensação de 200€ por cada ano de utilização daquela rede social.
“Os nossos dados pessoais pertencem-nos. Nenhuma organização, por mais influente ou poderosa, tem o direito de os usar em seu benefício ou, pior, para gerar lucro para si ou para os seus parceiros, sem o nosso conhecimento ou consentimento expresso.” É assim que começa um email enviado pela DECO Proteste a vários utilizadores, confirmando que avançou com uma ação contra o Facebook em defesa dos direitos e interesses monetários de todos os utilizadores portugueses da rede social.
Aquela entidade pede, então, aos consumidores que participem no processo contra o Facebook, uma vez que vai exigir, para cada utilizador, uma compensação de 200€ por cada ano de utilização daquela rede social. O cálculo inclui o valor económico dos dados partilhados e os prejuízos morais causados.
Caso não saibam, o Facebook admitiu que quase 63 mil portugueses possam ter sido afetados no escândalo da Cambridge Analytica. E usar (e negociar com) os dados dos consumidores, sem que eles saibam e sem os compensar, é ilegal e intolerável. Na nova economia da informação, os dados valem muito dinheiro e não podem ser usados ou monetizados sem o conhecimento, consentimento e ressarcimento das pessoas.
Respondemos já à vossa questão: não, não precisam de ser subscritores da DECO Proteste para participarem nesta ação. Basta que se registem no site e que se juntem à campanha, indicando os vossos dados e o ano em que abriram conta no Facebook. A DECO Proteste refere ainda que irá contactar os participantes desta ação caso ganhe o processo em tribunal.
Em todo o caso, se desejarem subscrever os serviços da DECO Proteste, saibam que a empresa oferece sempre descontos no primeiro ano, bem como algum gift eletrónico.